Laboratório de Acústica e Artes Sonoras (LASom)

 

                              Instruções: Uso e Acesso  |  Pesquisadores autorizados 

Departamento de Música

Coordenador: Prof. Dr. José Augusto Mannis

Área(s) de atuação:

Música, Música Aplicada, Artes Sonoras, Artes Sonoras Aplicadas, Processos Criativos, Acústica, Bioacústica, Engenharia de Áudio, Telecomunicações, Rádio e TV, Recuperação e Transmissão de Informação por Internet, de documentação musical, Biblioteconomia, Catalogação, Manutenção Conservação Preventiva e Restauração de documentação musical, sonora e audiovisual

Projetos de Pesquisa no LASom

Título projeto   Início Conclusão Agenc./Prg. Ref.
Desenvolvimento de sistema de captação e reprodução sonora multicanal em 360º aplicado à música, artes sonoras e bioacústica. Prof. Dr. J. A. Mannis 01/08/2016 10/11/2020 CNPq Proc. 432882/2016-2
Digitalização de material fonográfico da Família Assad Leonardo Pelegrini,
Prof. Dr. Cacá Machado (orient.) Unicamp,
Prof. Dr. J. A. Mannis (co-orient.)
01/08/2017 13/10/2018 SAE/AF PIBIC 2016
Jogos musicais na atualidade: técnicas, procedimentos e ideias criativas Ms. Lucas Zewe Uriarte,
Prof. Dr. J. A. Mannis (orient.)
01/03/2017 10/03/2021 FAPESP, Doutorado /Unicamp Proc. 2017/19858-6
A Construção da Espacialidade na Música Eletroacústica para o Audiovisual Ms. Fliblio Ferreira de Souza,
Prof. Dr. J. A. Mannis (orient.)
01/03/2018 23/08/2024 CAPES PROEX – CPG-IA
Desenvolvimento de método e recursos facilitadores para tratamento da informação e processamento técnico de documentação musical e sonora Prof. Dr. J. A. Mannis 04/03/2020 28/02/2023 CNPq Proc. 309078/2019-9
O início da carreira do Duo Assad no Brasil em registros sonoros  Daniel Santos,
Prof. Dr. J. A. Mannis (orient.)
01/03/2020 30/09/2020 SAE/AF PIBIC 2020
Verificação da estabilidade da espacialidade de imagem sonora multicanal com captação hexagonal em redução para dois canais e emulação em Ambisonics de 3ª  ordem. João Victor Figueiredo Pinto
Prof. Dr. J. A. Mannis (orient.)
01/03/2020 08/12/2020 ICV PIBIC 2020
Aperfeiçoamento e aplicação de dispositivo de captação e reprodução de áudio multicanal em ambiente de imersão sonora para registros moveis e criação artística Pablo Gontijo,
Prof. Dr. J. A. Mannis (orient.)
01/03/2020 22/12/2020 SAE/AF PIBIC 2020
A sonoplastia como vetor expressivo na execução cênica Vinícius Santana Arraes,
Prof. Dr. J. A. Mannis (orient.)
01/03/2020 16/09/2020 SAE/AF PIBIC 2020
Difusão sonora nas Ruínas: estudo de sonologia e composição musical espacial Amanda Chang Rodrigues,
Prof. Dr. J. A, Mannis (orient.)
14/04/2021 31/03/2025 Mestrado/Unicamp  
Lapso: uma exploração da mixagem binaural ao vivo no desenho sonoro de performances remotas por meio de interfaces de controle gestual Filipe Cretton Souza,
Prof. Dr. J. A. Mannis (orient.)
Prof. Dr. Marcelo Wanderley (co-orient.) McGill Univ.
06/05/2021 Mestrado/Unicamp  
Pankararu: êxodo e sobrevivência entre Brejo dos Padres (PE) e Real Parque (SP) Ms. Marta de Oliveira Fonterrada,
Prof. Dr. J. A. Mannis (orient.)
13/04/2022 Doutorado/Unicamp  
Emergência sonora: desdobramentos em processos de educação e criação musical Ms. Murilo Alves Pereira,
Prof. Dr. J. A. Mannis (orient.)
13/04/2022 Doutorado/Unicamp  
Criação musical com espacialização em áudio imersivo a partir de simulação de tomada de som multicanal Igor Abdo Aguilar,
Prof. Dr. J. A. Mannis (orient)
13/04/2022 Mestrado/Unicamp  
Análise modal aplicada à avaliação qualitativa de estúdios de produção fonográfica e salas de audição crítica Eduardo Koji Takeshita Junior,
Prof. Dr. J. A. Mannis (orient.)
 01/09/2023 11/09/2024 SAE/AF PIBIC 2023
Sistema digital para localização espacial de fontes sonoras aplicado a gravações da fauna brasileira Pedro Campos Nuñez Pascoali,
Prof. Dr. J. A. Mannis (orient.)
01/09/2023 11/09/2024 CNPq PIBIC 2023
Sistema digital para localização espacial de fontes sonoras aplicado a gravações da fauna brasileira Eduardo Koji Takeshita Junior,
Prof. Dr. J. A. Mannis (orient.)
01/09/2024 10/09/2025 DEAPE PIBIC 2024
Contextualização acústica de arquivos sonoros: auralização com respostas impulsivas de salas e fonogramas de sonoplastia Ms. Paulo Assis Barbosa,
Prof. Dr. J. A. Mannis (orient.)
 01/03/2025 FAPESP, Doutorado/Unicamp  Proc. 2025/04816-2

 

==================================================

Resumo das principais atividades

  1. Desenvolver estudos, ensaios e pesquisas abrangendo:
    1. sonologia;
    2. acústica de salas;
    3. acústica de instrumentos musicais;
    4. acústica do trato vocal e fonoaudiologia aplicados à música;
    5. conforto acústico;
    6. ambientes de imersão com áudio multicanal;
    7. bioacústica;
    8. ecologia sonora e acústica ambiental;
    9. captação e reprodução do som;
    10. tecnologia construtiva para aplicações em acústica;
    11. materiais e produtos acústicos;
    12. adequação acústica para práticas musicais;
    13. amplificação de áudio e irradiação de fontes sonoras;
    14. processos criativos associados a acústica e tecnologias de áudio e comunicação;
    15. processos criativos integrando corpos sonoros, dispositivos áudio-computacionais e mídias sonoras em contexto multimeios;
  1. Promover e incentivar a inovação tecnológica através de ações de ensino, pesquisa e extensão;
  2. Contribuir para a melhoria da qualidade sonora em ambientes naturais e urbanos:
    • Atuar para a humanização dos ambientes cotidianos nos quais as pessoas estão imersas;
    • Promover o respeito ao silêncio e o direito à qualidade sonora ambiental;
    • Conscientizar a comunidade sobre a violência e agressão sonoras;
  1. Divulgar e disseminar tecnologias sustentáveis para o conforto acústico;
  1. Incentivar e promover a integração do conforto acústico e design sonoro à expressão artística e arquitetônica;
  1. Aprimorar a sensibilidade da comunidade interna e externa para a percepção sonora ambiental através de propostas artísticas;
  1. Investigar fontes e espaços sonoros enquanto objetos de estudo e enquanto meios expressivos;
  1. Estimular e promover a criação em música e artes sonoras aliando princípios e processos acústicos e de engenharia de áudio à criação artística.