Contra Covid-19

logotipo-unicamp-forca-tarefa Contra Covid-19

ORIENTAÇÕES DO COMITÊ DE CRISE DO INSTITUTO DE ARTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS SOBRE ATIVIDADES DE PESQUISA EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DURANTE A PANDEMIA

– Considerando a GR-80/2020, que dispõe sobre medidas complementares às Resoluções GR-024/2020 e GR-034/2020, em virtude da quarentena decretada no Município de Campinas e no Estado de São Paulo pela pandemia do Coronavírus (Covid-19);

– Considerando que às Unidade, excepcionalmente, poderão dar continuidade às atividades de pesquisa, em caráter temporário e esporádico, que apresentem risco de comprometimento irreparável e que comprovadamente não tenham encontrado alternativa ao uso dos laboratórios;

O Comitê de Crise do IA-UNICAMP se reuniu e aprovou no dia 27 de agosto de 2020, o Pedido e o Plano de Retomada Pontual das Atividades do LASom apresentados pelo Prof. Dr. José Augusto Mannis do Departamento de Música e encaminha as seguintes orientações:

  1. O Comitê de Crise IA-UNICAMP recomenda fortemente que sempre que for possível priorizar as atividades remotas que oferecem menor risco de transmissão do que atividades presenciais.
  2. Todos os alunos/docentes que decidirem pela realização das atividades presenciais, deverão preencher e assinar o Termo de Consentimento e Responsabilidade (disponível no link: pg.unicamp.br/mostra_norma.php?id_norma=22808).
  3. O professor responsável pelos alunos deverá apresentar carta de ciência e concordância do retorno da atividade.
  4. Todos alunos/docentes deverão ler e seguir as recomendações da cartilha disponível no site da UNICAMP com informações e orientações sobre uso do espaço físico, comportamento adequado e dicas pessoais nesse novo contexto (www.unicamp.br/unicamp/cartilha-covid-19).
  5. Todos alunos/docentes deverão informar-se junto ao CECOM sobre a disponibilidade de teste de COVID-19. Somente poderão retornar as atividades presenciais aqueles que tiverem feito o teste.
  6. Reforçamos a orientação de uso obrigatório, durante todo tempo de permanência no prédio, de um dos tipos de equipamentos indicados pela OMS, sendo eles: máscaras: N95, cirúrgicas ou de tecidos. Recomendamos pelo menos um par de máscara por pessoa, troque a máscara quando ela estiver úmida ou danificada. Esclarecemos que esse item não será fornecido pela Universidade.
  7. Higienizar bem as mãos ao entrar e sair do prédio. Recomenda-se adotar a higiene frequente das mãos (com água corrente e sabão, ou com álcool 70%).
  8. A Higienização de bancadas, computadores, equipamentos, utensílios e instrumentos deve ser feita antes e após o uso. Limpar o local sob fricção com papel toalha descartável e álcool 70%.
  9. No laboratório estará disponível para uso coletivo: frasco com álcool em gel 70%, álcool líquido 70% e papel toalha descartável.
  10. Manter ventilação natural deixando janelas abertas. Não deve ser feito o uso de ventiladores e ar condicionado.
  11. Não trocar de sala.
  12. Evitar conversas e contato social nos corredores e salas dos laboratórios.
  13. Reportar qualquer tipo de mal-estar ou sensação física que possa indicar contaminação pelo COVID-19 – tontura, cansaço, febre, indisposição, enjoo, entre outros.
  14. Zelar pela segurança pessoal.
  15. Zelar pela segurança do laboratório e seus equipamentos.
  16. Recomendamos a todos alunos/docentes realizar um diário de utilização, que aborde não só o cotidiano do uso, mas também às condições físicas dos usuários.
  17. Essa autorização terá duração de 4 semanas. Após será reavaliada pelo Comitê de Crise que irá deliberar se o uso poderá ser continuado.

O Comitê de Crise do IA se coloca à disposição para esclarecer dúvidas não previstas neste documento.