Laboratório de Acústica e Artes Sonoras (LASom)

 

                              Instruções: Uso e Acesso  |  Pesquisadores autorizados 

Departamento de Música

Coordenador: Prof. Dr. José Augusto Mannis

Área(s) de atuação:

Música, Música Aplicada, Artes Sonoras, Artes Sonoras Aplicadas, Processos Criativos, Acústica, Bioacústica, Engenharia de Áudio, Telecomunicações, Rádio e TV, Recuperação e Transmissão de Informação por Internet, de documentação musical, Biblioteconomia, Catalogação, Manutenção Conservação Preventiva e Restauração de documentação musical, sonora e audiovisual

Projetos de Pesquisa em andamento no LASom

Título projeto Início Conclusão Agência/Progr. Ref.
Desenvolvimento de sistema de captação e reprodução sonora multicanal em 360o aplicado à música, artes sonoras e bioacústica. 01/08/2016 CNPq Proc. 432882/2016-2
Jogos musicais na atualidade: técnicas, procedimentos e ideias criativas 01/03/2017 FAPESP Proc. 2017/19858-6
A Construção da Espacialidade na Música Eletroacústica para o Audiovisual 01/03/2018 CAPES PROEX – CPG-IA
Desenvolvimento de método e recursos facilitadores para tratamento da informação e processamento técnico de documentação musical e sonora 04/03/2020 CNPq Proc. 309078/2019-9
Digitalização e tratamento técnico de registros sonoros: Fundo Conrado Silva CDMC 01/03/2020 CNPq PIBIC 2020
Análise das anotações técnicas da Célula de Pesquisa do Ensemble de l’Itinéraire para reconstrução dos procedimentos de performances com live eletronics de 1984 a 1988 01/03/2020 CNPq PIBIC 2020
O início da carreira do Duo Assad no Brasil em registros sonoros 01/03/2020 SAE/AF PIBIC 2020
Verificação da estabilidade da espacialidade de imagem sonora multicanal com captação hexagonal em redução para dois canais e emulação em Ambisonics de 3ª  ordem. 01/03/2020 ICV PIBIC 2020
Aperfeiçoamento e aplicação de dispositivo de captação e reprodução de áudio multicanal em ambiente de imersão sonora para registros moveis e criação artística 01/03/2020 SAE/AF PIBIC 2020
A sonoplastia como vetor expressivo na execução cênica 01/03/2020 SAE/AF PIBIC 2020

 

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Resumo das principais atividades

  1. Desenvolver estudos, ensaios e pesquisas abrangendo:
    1. sonologia;
    2. acústica de salas;
    3. acústica de instrumentos musicais;
    4. acústica do trato vocal e fonoaudiologia aplicados à música;
    5. conforto acústico;
    6. ambientes de imersão com áudio multicanal;
    7. bioacústica;
    8. ecologia sonora e acústica ambiental;
    9. captação e reprodução do som;
    10. tecnologia construtiva para aplicações em acústica;
    11. materiais e produtos acústicos;
    12. adequação acústica para práticas musicais;
    13. amplificação de áudio e irradiação de fontes sonoras;
    14. processos criativos associados a acústica e tecnologias de áudio e comunicação;
    15. processos criativos integrando corpos sonoros, dispositivos áudio-computacionais e mídias sonoras em contexto multimeios;
  1. Promover e incentivar a inovação tecnológica através de ações de ensino, pesquisa e extensão;
  2. Contribuir para a melhoria da qualidade sonora em ambientes naturais e urbanos:
    • Atuar para a humanização dos ambientes cotidianos nos quais as pessoas estão imersas;
    • Promover o respeito ao silêncio e o direito à qualidade sonora ambiental;
    • Conscientizar a comunidade sobre a violência e agressão sonoras;
  1. Divulgar e disseminar tecnologias sustentáveis para o conforto acústico;
  1. Incentivar e promover a integração do conforto acústico e design sonoro à expressão artística e arquitetônica;
  1. Aprimorar a sensibilidade da comunidade interna e externa para a percepção sonora ambiental através de propostas artísticas;
  1. Investigar fontes e espaços sonoros enquanto objetos de estudo e enquanto meios expressivos;
  1. Estimular e promover a criação em música e artes sonoras aliando princípios e processos acústicos e de engenharia de áudio à criação artística.