Laboratório de Acústica e Artes Sonoras (LASom)
Instruções: Uso e Acesso | Pesquisadores autorizados
Departamento de Música
Coordenador: Prof. Dr. José Augusto Mannis
Área(s) de atuação:
Música, Música Aplicada, Artes Sonoras, Artes Sonoras Aplicadas, Processos Criativos, Acústica, Bioacústica, Engenharia de Áudio, Telecomunicações, Rádio e TV, Recuperação e Transmissão de Informação por Internet, de documentação musical, Biblioteconomia, Catalogação, Manutenção Conservação Preventiva e Restauração de documentação musical, sonora e audiovisual
Projetos de Pesquisa em andamento no LASom
Título projeto | Início | Conclusão | Agência/Progr. | Ref. |
Desenvolvimento de sistema de captação e reprodução sonora multicanal em 360o aplicado à música, artes sonoras e bioacústica. | 01/08/2016 | CNPq | Proc. 432882/2016-2 | |
Jogos musicais na atualidade: técnicas, procedimentos e ideias criativas | 01/03/2017 | FAPESP | Proc. 2017/19858-6 | |
A Construção da Espacialidade na Música Eletroacústica para o Audiovisual | 01/03/2018 | CAPES | PROEX – CPG-IA | |
Desenvolvimento de método e recursos facilitadores para tratamento da informação e processamento técnico de documentação musical e sonora | 04/03/2020 | CNPq | Proc. 309078/2019-9 | |
Digitalização e tratamento técnico de registros sonoros: Fundo Conrado Silva CDMC | 01/03/2020 | CNPq | PIBIC 2020 | |
Análise das anotações técnicas da Célula de Pesquisa do Ensemble de l’Itinéraire para reconstrução dos procedimentos de performances com live eletronics de 1984 a 1988 | 01/03/2020 | CNPq | PIBIC 2020 | |
O início da carreira do Duo Assad no Brasil em registros sonoros | 01/03/2020 | SAE/AF | PIBIC 2020 | |
Verificação da estabilidade da espacialidade de imagem sonora multicanal com captação hexagonal em redução para dois canais e emulação em Ambisonics de 3ª ordem. | 01/03/2020 | ICV | PIBIC 2020 | |
Aperfeiçoamento e aplicação de dispositivo de captação e reprodução de áudio multicanal em ambiente de imersão sonora para registros moveis e criação artística | 01/03/2020 | SAE/AF | PIBIC 2020 | |
A sonoplastia como vetor expressivo na execução cênica | 01/03/2020 | SAE/AF | PIBIC 2020 |
==================================================
Resumo das principais atividades
- Desenvolver estudos, ensaios e pesquisas abrangendo:
- sonologia;
- acústica de salas;
- acústica de instrumentos musicais;
- acústica do trato vocal e fonoaudiologia aplicados à música;
- conforto acústico;
- ambientes de imersão com áudio multicanal;
- bioacústica;
- ecologia sonora e acústica ambiental;
- captação e reprodução do som;
- tecnologia construtiva para aplicações em acústica;
- materiais e produtos acústicos;
- adequação acústica para práticas musicais;
- amplificação de áudio e irradiação de fontes sonoras;
- processos criativos associados a acústica e tecnologias de áudio e comunicação;
- processos criativos integrando corpos sonoros, dispositivos áudio-computacionais e mídias sonoras em contexto multimeios;
- Promover e incentivar a inovação tecnológica através de ações de ensino, pesquisa e extensão;
- Contribuir para a melhoria da qualidade sonora em ambientes naturais e urbanos:
- Atuar para a humanização dos ambientes cotidianos nos quais as pessoas estão imersas;
- Promover o respeito ao silêncio e o direito à qualidade sonora ambiental;
- Conscientizar a comunidade sobre a violência e agressão sonoras;
- Divulgar e disseminar tecnologias sustentáveis para o conforto acústico;
- Incentivar e promover a integração do conforto acústico e design sonoro à expressão artística e arquitetônica;
- Aprimorar a sensibilidade da comunidade interna e externa para a percepção sonora ambiental através de propostas artísticas;
- Investigar fontes e espaços sonoros enquanto objetos de estudo e enquanto meios expressivos;
- Estimular e promover a criação em música e artes sonoras aliando princípios e processos acústicos e de engenharia de áudio à criação artística.