Programa e Linhas de Pesquisa

Descrição do Programa

O Programa de pós-graduação em Artes Visuais da UNICAMP considera as relações entre a arte e suas diversas modalidades na dimensão contemporânea do espaço e do tempo, incorporando pesquisas que vão do campo teórico ao desenvolvimento de diferentes processos de criação, em áreas como as poéticas visuais bidimensionais, as novas tecnologias – incluindo-se aqui a fotografia, o vídeo e as experiências em rede -, os estudos nos campos ampliados da tridimensionalidade e suas relações com a arquitetura e a cidade, a história, a crítica e a teoria da arte, assim como a arte-educação. Leva em conta as perspectivas epistemológicas do debate atual, incorporando as modalidades tradicionais do fazer artístico, sem que haja uma distinção valorativa de suportes.

Linhas de Pesquisa

  • Linha 1 – Poéticas Visuais e Processos de Criação
    A linha de pesquisa em Poéticas Visuais e Processos de Criação compreende a investigação conceitual e metodológica da prática nos campos referentes às diversas manifestações artísticas visuais, abrangendo também as artes aplicadas, a arquitetura e o desenho industrial, de modo a enfatizar as dimensões poéticas desses saberes específicos. Tem como objetivo desenvolver a investigação e a reflexão dos modos de produção a partir das relações entre procedimentos, linguagens e materiais, buscando contribuir para a prática, análise e construção do conhecimento do fazer artístico e de suas manifestações contemporâneas. Contempla o estudo das sintaxes visuais e de suas significações, seus processos e projetos em diferentes suportes, bidimensionais e tridimensionais, bem como dos impactos das tecnologias nas artes visuais.
  • Linha 2 – Multimeios e Arte
    A linha de pesquisa Multimeios e Arte tem como campo o estudo e a realização de pesquisas relacionadas com as poéticas das mídias analógicas e digitais, considerando seus processos de ocorrência e desenvolvimento. Trata da relação entre a arte e as tecnologias, propondo -se a refletir sobre as interfaces entre os ambientes visuais e sonoros presentes nos sistemas constituídos por indicialidade ou por simulação, tratando também das narrativas fotográficas, fílmicas, videográficas, dos suportes imersivos e das experiências em rede. Objetiva-se, ainda, elaborar reflexões sobre as conseqüências oferecidas por essas novas tecnologias no âmbito da cultura audiovisual, considerando a ampliação e a hibridação dos campos expressivos, tratando dos processos de articulação e construção de sentido numa convergência aplicada aos modos do fazer contemporâneo.
  • Linha 3 – Fundamentos Teóricos

    A linha de pesquisa Fundamentos Teóricos engloba diversas abordagens teóricas sobre a produção artística: os textos de crítica de arte, o discurso histórico, as questões de teoria e filosofia da arte, a reflexão sobre a arte das bordas, bem como o pensamento sobre a preservação do patrimônio artístico e a dimensão educacional (de formação) que a arte carrega em si. Tem como objetivo refletir sobre a produção artística, a percepção estética, a construção do discurso crítico e historiográfico, assim como sobre o processo de legitimação e institucionalização do fazer artístico.