Pós-graduação em Artes Visuais

Trabalho Final

Para a elaboração do trabalho final de Mestrado e Doutorado, respectivamente Dissertação e Tese, o programa proposto faz algumas ressalvas.

O mestrado em Artes Visuais tem dois principais objetivos: formar professores e dar subsídios para futuros pesquisadores no nível de doutorado. A dissertação de mestrado tem nestes dois pontos sua essência. No doutorado, o ineditismo e a originalidade, bem como a elaboração de hipóteses, colocadas a priori, são fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa, determinando os objetivos e os procedimentos metodológicos. Mesmo no caso de trabalhos práticos, a dissertação ou tese deverá estar expressa pelo texto. É pelo discurso textual, de caráter crítico, que a reflexão sobre o objeto se revela e se consolida em conclusões. Serão exigidos domínio da temática e da abordagem proposta. A argumentação discursiva e a elucidação dos conceitos devem ser realizadas com clareza e profundidade. Faz-se igualmente necessário apontar a relação do trabalho de investigação com a área de artes bem como com os objetivos e linhas do programa, de preferência já na introdução e/ou apresentação.

O programa reconhece a importância da práxis criativa no âmbito da pesquisa em artes, mas ressalta que o resultado direto dessa atividade não se configura na dissertação ou tese. Entendemos como condição essencial para a elaboração da dissertação ou tese a articulação entre o conhecimento sensível e o conhecimento discursivo; as reflexões e conclusões resultantes de sua análise devem ser objetivamente compartilhadas com o público na forma de texto que possua caráter analítico reflexivo. No caso do trabalho final de doutorado, as considerações conclusivas devem demonstrar a validade ou não das hipóteses anteriormente elucidadas no projeto.

Asssim, afirmamos que a atividade de produção artística, no contexto da produção acadêmica, não é um fim em si mesma, tal como pode vir a ocorrer na atividade realizada fora dos limites de pesquisa na pós-graduação.