Pós-graduação em Artes Visuais

Programa e Linhas de Pesquisa

Descrição do Programa

O Programa de pós-graduação em Artes Visuais é um centro gerador de estudos na área de artes e visa articular e fomentar a reflexão crítica e teórica, bem como a pesquisa e a prática no contexto da produção artística contemporânea. Tem por objetivo acrescentar novas possibilidades de abordagem nesta área de conhecimento, que envolve saberes complexos e relacionais.

Servindo-se da infraestrutura de uma das melhores universidades da América Latina, propõe-se a oferecer aos diversos profissionais da área de artes uma formação que os qualifique a atuar de maneira crítica e abrangente, considerando as práticas artísticas e a produção teórica como ações integradas. Nesse sentido, o Programa objetiva investigar, em suas duas linhas de pesquisa – “Poéticas Visuais e Processos de Criação” (PVPC) e  “História, Teoria e Crítica” (HTC) – os processos de criação em artes visuais, considerando suas tramas conceituais e suas relações transitivas e dialógicas.

O programa enfatiza a necessidade do equilíbrio entre a prática e a teoria, levando em conta que todos os processos de materialização da imagem artística contemporânea estão impregnados de relações conceituais, de sentidos de pertencimento que se constroem pelo fazer e pelo pensamento sobre esse fazer. Portanto, para os pesquisadores artistas da linha “Poéticas Visuais e Processos de Criação” (PVPC), o programa exige, para a conclusão dos estudos, a redação de um texto escrito que articule os conceitos envolvidos no fazer artístico e para os pesquisadores da linha de pesquisa em “História, Teoria e Crítica” (HTC) solicita-se uma reflexão crítica que leve em consideração a materialidade e a historicidade de seu objeto de pesquisa.

Desde sua implantação, em 2010, o programa foi responsável pela formação de vários mestres e doutores em Artes Visuais, que hoje atuam em diferentes frentes, e tem como meta um aprimoramento contínuo de suas possibilidades acadêmicas e institucionais, promovendo para tanto o intercâmbio constante com pesquisadores de outros centros nacionais e internacionais.

Linhas de Pesquisa

A linha de pesquisa em Poéticas Visuais e Processos de Criação (PVPC) compreende a investigação conceitual e metodológica da prática nos campos referentes às diversas manifestações artísticas visuais em suas poéticas bidimensionais, tridimensionais e performativas, abrangendo também a arquitetura e o design em suas relações transdisciplinares com a área de artes visuais, os trabalhos produzidos a partir de tecnologias e mídias, analógicas ou digitais, incluindo-se aqui os multimeios e as experiências em rede. Tem como objetivo desenvolver a investigação e a reflexão a respeito dos modos de produção a partir das relações entre procedimentos, linguagens, materiais e conceitos, buscando contribuir para a prática, análise e construção do conhecimento do fazer artístico, de suas práticas discursivas em suas manifestações contemporâneas. Contempla o estudo da visualidade e suas possibilidades expressivas, seus processos e projetos em diferentes suportes e tecnologias nas artes visuais.

 

A linha de pesquisa História, Teoria e Crítica (HTC) engloba diversas abordagens teóricas, críticas e históricas sobre a produção das artes visuais, incluindo o campo dos estudos visuais, os textos de crítica de arte, o discurso histórico, as questões das teorias da arte e, ainda, questões relacionadas ao patrimônio artístico e cultural. Tem como objetivo refletir sobre a arte, a percepção estética, a construção do discurso crítico e historiográfico, assim como sobre o processo de legitimação e institucionalização do fazer artístico e de suas sistemáticas epistemológicas. Considera, também, a hibridação dos campos expressivos e as consequências oferecidas pelas novas tecnologias na perspectiva da história da arte, das teorias da arte e da imagem.