Programa e Linhas de Pesquisa
Linhas de Pesquisa
O Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena – PPG Artes da Cena – é um dos quatro programas acadêmicos de pós-graduação do Instituto de Artes (IA) da UNICAMP, oferecendo Cursos de Mestrado e Doutorado, quais sejam: Artes da Cena, Artes Visuais, Música e Multimeios. Criado em 2011, conta com cerca de 14 anos de existência como programa independente dentro do Instituto de Artes, já que possui um histórico anterior como parte do antigo Programa de Artes (ver item 4 sobre o HISTÓRICO e a CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROGRAMA).
O PPG Artes da Cena foi criado com uma única área de concentração denominada ‘TEATRO, DANÇA E PERFORMANCE’; e com quatro linhas de pesquisa:
O PPG Artes da Cena/UNICAMP possui quatro linhas de pesquisa:
(i) Poéticas e Linguagens da Cena;
(ii) Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena;
(iii) Arte e Contexto e
(iv) Pedagogias das Artes da Cena,
as três primeiras operam transversalmente, estabelecendo um diálogo entre dança, performance e teatro em estrutura radial, tendo o sujeito – corpo em cena – como centro, constituindo e sendo constituído pela linguagem que dele irradia e que o circunscreve em poéticas da cena.
A criação da linha “Pedagogias das Artes da Cena” em 2024, sendo inserida no catálogo de 2025 vem de encontro às transversalidades propostas pelas primeiras, aliando a essas linhas, a preocupação com as artes da cena e seu ensino em diferentes contextos educacionais, formais e não-formais, abordando sua influência positivamente potencializadora enquanto um processo singular de ensino-aprendizagem.
Ambos, poéticas e sujeito, engendram e são engendrados no tecido vasto das culturas, encaradas como contextos, e o fazem a partir de investigações no campo da técnica que levam à formação do(a) artista da cena enquanto ser pensante, dançante, atuante, e agora, também incluindo o(a) artista-educador(a), em um contexto social que nele se reflete e que ele, ao produzir, pesquisar e ensinar arte, também reflete.
Deste modo, as linhas de pesquisa do Programa estão sendo pensadas a partir de quatro eixos: o eixo “artista-sujeito”, estruturador da linha Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena; o eixo “artista-em-cena”, estruturador da linha Poéticas e Linguagens da Cena; o eixo “artista-no-mundo”, estruturador da linha Arte e Contexto; e o eixo “artista-educador”, estruturador da linha Pedagogias das Artes da Cena. Com essa estrutura, o Programa pretende proporcionar uma articulação de territorialidades entre conhecimento e pesquisa, abrindo espaços para que a interdisciplinaridade possa ser conjugada a partir do coração da matéria de cada área. A maioria dos(as) nossos(as) docentes está apta a orientar projetos em pelo menos duas das quatro linhas de pesquisa, que não são excludentes entre si; porém agrupam-se nas linhas de pesquisa conforme suas contribuições mais relevantes em determinado momento de suas trajetórias artístico-acadêmicas. Por isso, o Programa propõe uma perspectiva transversal, e não vertical, para o entendimento das linhas de pesquisa.
Linha de Pesquisa: “Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena”
A linha de pesquisa “Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena” abriga investigações teóricas, práticas e prático-teóricas dos processos de formação, técnicas, sistemas, métodos, treinamentos, exercícios, propostas de formação/aprendizagem e pesquisa dos(as) artistas da cena, que se constituem enquanto saberes e práticas produzidos na própria área, no constante diálogo com outros campos de conhecimento, que alimentam e são reelaborados na ação e pensamento artístico. Compreende também o ensino das artes pesquisadas, visto que o próprio conceito de técnica pressupõe transformação de si, quase sempre mediada por um(a) mestre(a) ou diretor(a) cênico(a). Os estudos de procedimentos formativos, técnicos e experimentais do(a) ator/atriz, bailarino(a) e performer podem implicar também no questionamento das visões de mundo que lhe são subjacentes, assim como das transformações históricas do próprio sentido da atividade artística.
Linha de Pesquisa: “Poéticas e Linguagens da Cena”
A linha de pesquisa “Poéticas e Linguagens da Cena” abriga investigações voltadas aos processos de construção de linguagens que se configuram em espetáculos, obras, intervenções, ações performáticas, experimentos. Abrange estudos e análises de obras e procedimentos de artistas, através dos quais se parte para a discussão e proposição de linguagens cênicas e performáticas. Inclui tanto a investigação de matrizes tradicionais e suas transformações no tempo e espaço como a pesquisa de procedimentos de ruptura com modelos estéticos estabelecidos, em abordagens teóricas, práticas e prático-teóricas.
Linha de Pesquisa: “Arte e Contexto”
A linha de pesquisa “Arte e Contexto” aborda questões teóricas e/ou teórico-práticas relativas aos processos artísticos e suas inserções contextuais mais abrangentes, articulando o fenômeno cênico em suas várias dimensões. Volta-se à investigação de conexões entre a atividade artística e configurações culturais, sociais, políticas, históricas, antropológicas e filosóficas, mediante o mapeamento e análise de suas tensões, transformações, desenvolvimentos e contaminações recíprocas. Procura detectar sentidos emergentes da criação cênica em novos contextos, mobilizando e articulando recursos teóricos que possam dar conta de outras configurações e modos de atuação da arte na sociedade. Considerando-se a transversalidade entre as linhas de pesquisa do Programa, o eixo “artista-no-mundo” não desvincula a teoria da práxis artística; a linha Arte e Contexto, portanto, não pretende ser uma linha de sociologia, pedagogia, filosofia, antropologia ou história, mas volta-se para a interlocução dessas áreas com o saber da experiência artística.
Linha de Pesquisa: “Pedagogias das Artes da Cena”
A linha de pesquisa “Pedagogias das Artes da Cena” acolhe pesquisas teóricas, práticas e prático-teóricas sobre as pedagogias, epistemologias e metodologias dos processos de ensino-aprendizagem, que, partindo de um referencial específico das Artes da Cena, abarcam saberes sensíveis, estéticas, poéticas, políticas, motricidades e matrizes culturais diversas, que alicerçam os fazeres artísticos, seus ensinos, aprendizagens, processos e produtos. Procura ampliar as possibilidades de observação, reconhecimento e estudo de diferentes relações entre objetivos, conteúdos e métodos de ensino, que emergem como possibilidades no campo das artes, e produzem naturezas igualmente diversas de conhecimentos, propiciando desenvolvimentos afetivos, cognitivos, sociais e artísticos das comunidades envolvidas. Por meio da investigação e proposição das práticas artísticas e das pedagogias e metodologias que delas emergem, almeja-se entender, em contextos específicos, seus potenciais e limites, com vistas à pesquisa de outras possibilidades metodológicas alinhadas às questões emergentes na contemporaneidade. Para além de assumir a dimensão pedagógica intrínseca aos fazeres artísticos, amplia-se o interesse para as redes de articulações entre contextos formais, não formais e informais do conhecimento. Compreende, ainda, a mediação e a recepção artística em âmbitos educacionais, tanto nas abordagens voltadas à formação de público e de espectadores, como nas questões que envolvem os estudos acerca da experiência estética.
A definição por uma única área de concentração reunindo dança, teatro e performance, em intersecção ou não com outras artes presenciais, repousa em uma concepção que subjaz o modo de pensar-fazer arte/pesquisa dos docentes deste Programa, marcado pelo hibridismo, pela interdisciplinaridade e entrecruzamento das fronteiras artísticas. As três linhas de pesquisa, por sua vez, operam também transversalmente, estabelecendo um diálogo entre dança, performance e teatro em estrutura radial, tendo o sujeito – corpo em cena – como centro. As linhas foram pensadas a partir de três eixos: (i) eixo ‘artista-sujeito’, estruturador da linha Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena; (ii) eixo ‘artista-em-cena’, estruturador da linha Poéticas e Linguagens da Cena; e (iii) eixo ‘artista-no-mundo’, estruturador da linha Arte e Contexto.
Com essa estrutura, o Programa busca proporcionar uma articulação de territorialidades entre conhecimento e pesquisa, abrindo espaços para que a interdisciplinaridade possa ser conjugada a partir do ‘coração da matéria’ de cada área. Os docentes do Programa estão aptos a orientar projetos nas quatro linhas, que não são excludentes entre si; porém, os mesmos agrupam-se nas linhas de pesquisa conforme suas contribuições mais relevantes em determinado momento de suas trajetórias artístico-acadêmicas. Por isso, o Programa propõe uma perspectiva transversal, e não vertical, para o entendimento das linhas de pesquisa. A proposta é que interfaces, fusões, justaposições e tensões venham a se estabelecer, partindo-se da afirmação e fortalecimento de suas especificidades, visto que cada uma delas carrega questões, procedimentos e ações que devem ser reconhecidas e abordadas em profundidade.
Para informações sobre os Grupos de Pesquisa, consulte: