Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena tem como objetivo a formação de pessoal qualificado para atuar na pesquisa e no ensino de campos pertinentes às artes da cena, quais sejam, o teatro, a dança, a performance, em interlocução ou não com outras artes presenciais, promovendo difusão de conhecimento mediante a colaboração de seus pesquisadores junto a periódicos especializados, eventos científicos da área e, no que concerne à extensão e socialização do conhecimento, apresentação pública dos espetáculos e performances produzidos como fruto das pesquisas.
Dentre os aspectos relevantes que caracterizam o PPG Artes da Cena/UNICAMP, cabe ressaltar a estreita relação entre teoria e prática. Tal relação é vista como um eixo do Programa na medida em que se reconhece nela um terreno gerador de férteis questionamentos e problemáticas, amplamente discutidas em instâncias artísticas e acadêmicas no cenário da pesquisa em artes da cena no Brasil, e que se mantém em pleno processo de elaboração. Em conjunto com a relação entre teoria e prática, cabe ressaltar a importância central das noções de ‘experiência’ propostas em diferentes níveis por filósofos, estudiosos provenientes de diferentes áreas e artistas-pesquisadores, e que funcionam como catalisadores de tensões que contribuem, por sua vez, para a materialização das singularidades que permeiam os fenômenos cênicos. Essa característica se reflete nas pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelos alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPG Artes da Cena/UNICAMP, sob orientação dos docentes, que frequentemente culminam em duplo trabalho de conclusão: espetáculo de dança, teatro e/ou performance, acompanhado de dissertação ou tese submetida à defesa pública por comissões de especialistas.
Outro aspecto a ser apontado na contextualização geral do PPG Artes da Cena/UNICAMP é o fato de se basear em uma concepção de arte contemporânea enquanto perspectiva crítica do presente, que impulsiona um enfrentamento de dilemas vivenciados no campo das artes da cena por artistas da atualidade. Para tanto, é necessário que a produção de conhecimento em artes da cena atual seja investigada também à luz de experiências históricas, regionais e topológicas, levando à produção de múltiplas perspectivas que alimentem a produção de um pensamento teórico sintonizado com questões basais e emergentes do próprio fazer artístico, estimulando, deste modo, o conhecimento gerado em processos de criação artística, sempre em estreita ligação com o reflexivo, um alimentando o outro, sem hierarquização entre teoria e prática.
A partir de 2018, o Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena passa a fazer parte do Projeto Institucional de Internacionalização da Pós-Graduação da Unicamp pelo Programa CAPES/PRINT.
A definição por uma única área de concentração reunindo dança, teatro e performance repousa em uma concepção presente no modo de pensar artisticamente dos docentes deste Programa desde a entrada das artes da cena na Unicamp, em 1985, com a criação dos Departamentos de Artes Cênicas e Artes Corporais. Entendendo a arte como interdisciplinar em sua essência, os cursos do Instituto de Artes da Unicamp vêm há 30 anos formando gerações e gerações de artistas investigadores do entrecruzamento das fronteiras da dança, do teatro e da performance, reconhecendo esse entrecruzamento como reflexo de um movimento evolutivo e revolucionário maior em artes da cena no Brasil e em outros países.
Essa interdisciplinaridade e consistência em reunir teatro, dança e performance – assim como áreas afins, tais como yoga, artes circenses e marciais, entre outras artes corporais – levou à concepção deste Programa de Pós-Graduação, intitulado “Artes da Cena” e com uma única área de concentração, de modo a favorecer o intercâmbio e a produção de conhecimento em artes da cena a partir de uma jornada do artista para fora de sua zona de conforto.
Contato: rconceic@unicamp.br
I- Seminário de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Unicamp:
Contato: seminarioppgadccp@unicamp.br
II- Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos: