Iniciação Científica

A Iniciação Científica [IC] é o primeiro passo na formação de um pesquisador.

Trata-se de uma modalidade de pesquisa desenvolvida por alunos de graduação, que tenham concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para desenvolver um projeto, sob orientação de um professor.

Sendo assim, os programas de Iniciação Científica e Tecnológica tem por objetivo aproximar os alunos de graduação do universo da pesquisa, de modo que, os alunos possam estudar temas específicos voltados para a produção de conhecimento. O projeto de pesquisa é elaborado pelo aluno juntamente com um professor, que também orientará em todas as fases da pesquisa.

Ocasionalmente um professor poderá convidar um aluno a participar de um projeto já concebido.

Alunos de toda a UNICAMP podem fazer IC no Instituto de Artes[IA], assim como alunos de outras universidades.

Como conseguir uma bolsa de IC

 Consulte abaixo as opções disponíveis:

Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da UNICAMP, para a concessão de bolsas (CNPq e SAE-Unicamp), ou para a atuação de maneira voluntária (sem financiamento), mediante a participação em projetos de pesquisa

→   Processo de Seleção é Anual;

→   A Pró-Reitoria de Pesquisa da UNICAMP abre as inscrições para o processo seletivo de bolsas, geralmente no início do mês de Abril de cada ano.

Calendário

Acesso ao Sistema

Edital

Programa de Iniciação Científica Voluntária da UNICAMP

Relatórios

Congressos

Formulários

Dúvidas Frequentes

Fomento à Pesquisa – Bolsa de Iniciação Científica concedida pela FAPESP

A proposta poderá ser submetida em fluxo contínuo, ou seja, em qualquer época do ano, exclusivamente em formato eletrônico, através do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da Agência de Fomento.