Programa de Pesquisador Visitante Convidado (PVC)

Este programa tem como objetivo a colaboração na realização de atividades de pesquisa na Unicamp por profissionais externos, brasileiros ou estrangeiros, por prazo determinado mediante financiamento. Atualmente, o programa é regulamentado pela Deliberação CONSU-A-017 e Instrução Normativa DGRH nº 001/2021que respectivamente, dispõe sobre as regras e estabelece as orientações e os procedimentos para adesão ao programa.

RELAÇÃO DE PESQUISADORES
PesquisadorSupervisorPeríodo de AdesãoCurrículos Lattes

REQUISITOS PARA ADESÃO

Ter financiamento para sua manutenção no programa, podendo este financiamento ser concedido por agência de fomento/fundação de apoio; advindo de remuneração por vínculo empregatício ou bolsa, garantidos por entes públicos ou privados ou por universidades.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

O interessado deve anexar obrigatoriamente, no ato do preenchimento do pedido de adesão, cópia digital (por upload no sistema informatizado) dos seguintes documentos:

> Se brasileiro ou brasileiro naturalizado:

1. RG com CPF;
  2. Currículo do profissional atualizado, de preferência o CV-Lattes;
  3. Convite da Unidade de Ensino e Pesquisa, Centro ou Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa onde irá atuar, aprovado por sua instância colegiada superior (Congregação, Conselho ou similar);
  4. Aceite do profissional;
  5. Plano de trabalho em pesquisa;
  6. Comprovação de financiamento, mediante apresentação de holerite, contracheque, termo de bolsa ou similares;
  7. Documento de sua instituição de origem com a concordância de sua participação no Programa de Pesquisador Visitante Convidado da Unicamp (caso o interessado tenha vínculo empregatício ou funcional com outro ente, público ou privado).

> Se estrangeiro residente no Brasil:

1. CPF;
  2. Comprovante de legalidade da permanência no Brasil (Passaporte, RNE, CRNM ou equivalente);
  3. Currículo do profissional atualizado, de preferência o CV-Lattes;
  4. Convite da Unidade de Ensino e Pesquisa, Centro ou Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa onde irá atuar, aprovado por sua instância colegiada superior (Congregação, Conselho ou similar);
  5. Aceite do profissional;
  6. Plano de trabalho em pesquisa;
  7. Comprovação de financiamento, mediante apresentação de holerite, contracheque, termo de bolsa ou similares;
  8. Documento de sua instituição de origem com a concordância de sua participação no Programa de Pesquisador Visitante Convidado da Unicamp (caso o interessado tenha vínculo empregatício ou funcional com outro ente, público ou privado).

> Se estrangeiro residente no exterior:

1. Passaporte ou documento de registro pessoal;
  2. Currículo do profissional atualizado, de preferência o CV-Lattes;