Programa de Pesquisador Visitante Convidado (PVC)

Este programa tem como objetivo a colaboração na realização de atividades de pesquisa na Unicamp por profissionais externos, brasileiros ou estrangeiros, por prazo determinado mediante financiamento. Atualmente, o programa é regulamentado pela Deliberação CONSU-A-017 e Instrução Normativa DGRH nº 001/2021que respectivamente, dispõe sobre as regras e estabelece as orientações e os procedimentos para adesão ao programa.

PesquisadorSupervisorPeríodo de AdesãoCurrículos Lattes

Ter financiamento para sua manutenção no programa, podendo este financiamento ser concedido por agência de fomento/fundação de apoio; advindo de remuneração por vínculo empregatício ou bolsa, garantidos por entes públicos ou privados ou por universidades.

O interessado deve anexar obrigatoriamente, no ato do preenchimento do pedido de adesão, cópia digital (por upload no sistema informatizado) dos seguintes documentos:

> Se brasileiro ou brasileiro naturalizado:

1. RG com CPF;
  2. Currículo do profissional atualizado, de preferência o CV-Lattes;
  3. Convite da Unidade de Ensino e Pesquisa, Centro ou Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa onde irá atuar, aprovado por sua instância colegiada superior (Congregação, Conselho ou similar);
  4. Aceite do profissional;
  5. Plano de trabalho em pesquisa;
  6. Comprovação de financiamento, mediante apresentação de holerite, contracheque, termo de bolsa ou similares;
  7. Documento de sua instituição de origem com a concordância de sua participação no Programa de Pesquisador Visitante Convidado da Unicamp (caso o interessado tenha vínculo empregatício ou funcional com outro ente, público ou privado).

> Se estrangeiro residente no Brasil:

1. CPF;
  2. Comprovante de legalidade da permanência no Brasil (Passaporte, RNE, CRNM ou equivalente);
  3. Currículo do profissional atualizado, de preferência o CV-Lattes;
  4. Convite da Unidade de Ensino e Pesquisa, Centro ou Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa onde irá atuar, aprovado por sua instância colegiada superior (Congregação, Conselho ou similar);
  5. Aceite do profissional;
  6. Plano de trabalho em pesquisa;
  7. Comprovação de financiamento, mediante apresentação de holerite, contracheque, termo de bolsa ou similares;
  8. Documento de sua instituição de origem com a concordância de sua participação no Programa de Pesquisador Visitante Convidado da Unicamp (caso o interessado tenha vínculo empregatício ou funcional com outro ente, público ou privado).

> Se estrangeiro residente no exterior:

1. Passaporte ou documento de registro pessoal;
  2. Currículo do profissional atualizado, de preferência o CV-Lattes;