Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD)

Para ingresso no Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD) o interessado deverá observar e atender o disposto na Deliberação CONSU-A-003/2018 e na Instrução Normativa DRGH 04/2018. A solicitação de ingresso poderá ser feita em fluxo contínuo, mediante a apresentação de todos documentos elencados na Instrução Normativa DGRH 04/2018.

O ingresso no PPPD é a forma como a Universidade institucionaliza o vínculo dos pesquisadores de pós-doutorado, não tendo relação direta com o pleito à bolsa de pós-doutorado dos programas de pós-graduação (PNPD/CAPES) – cuja seleção ocorre junto aos programas de pós-graduação do IA.

O aluno que possui o título de doutor pode concorrer à bolsa de pós-doutorado que os programas de pós-graduação oferecem, desde que o supervisor seja credenciado no programa de interesse e exista seleção aberta para isto.

Caso tenha interesse em outras formas de financiamento de pós-doutorado, o pedido geralmente é submetido pelo supervisor, diretamente, às agências de fomento  – FAPESP, CNPq etc.

Outras dúvidas relacionadas ao ingresso no PPPD poderão ser esclarecidas com a Coordenadoria de Pós-graduação.