FAPESP
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A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo [FAPESP] é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. que tem personalidade jurídica própria, possuindo, portanto, autonomia financeira, administrativa e patrimonial; estando ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
A FAPESP apoia a pesquisa em todas as áreas do conhecimento e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo.
- Linha regular – atende à demanda espontânea, isto é, as propostas de projetos apresentadas por iniciativa dos estudantes de graduação e pós-graduação e de pesquisadores-doutores.
- Programas Especiais – têm objetivo de induzir o desenvolvimento de pesquisas que promovam o avanço da fronteira do conhecimento e respondam às demandas do Sistema de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e do país.
- Regular
- Projeto Temático
- Jovens Pesquisadores
- Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE)
- Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID)
- Equipamentos Multiusuários
- Organização de Reunião Científica
- Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA)
- Participação em Reunião Científica
- Pesquisador Visitante
- Programa Consórcios Setoriais para Inovação Tecnológica (CONSITEC)
- Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE)
- Programa de Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI)
- Programa de Pesquisa em Políticas Públicas
- Programa Ensino Público
- Programa FAPLivros
- Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
- Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas para Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
- Publicações
- Reparo de Equipamentos
- Reserva Técnica para conectividade à Rednesp
- Reserva Técnica para Coordenação de Programa
- Reserva Técnica para Infraestrutura Institucional de Pesquisa
⇒ Anexo II – Informação aprovada pela Instituição Sede sobre a infraestrutura institucional
Envie o documento no formato de arquivo WORD para cpex@unicamp.br (utilize o modelo disponível na seção “Formulários e Documentos”), com antecedência mínima de 10 dias da data prevista para submissão da proposta. Não é necessário assinar o documento manualmente, pois as assinaturas serão coletadas via SIGAD-UNICAMP.
Ao enviar o documento, por favor, informe seu nome, curso e RA.
⇒ Manifestação do Dirigente da Instituição Sede
Envie o documento no formato de arquivo WORD para cpex@unicamp.br (utilize o modelo disponível na seção “Formulários e Documentos”), com antecedência mínima de 10 dias da data prevista para submissão da proposta.
Ao enviar o documento, por favor, informe seu nome, curso e RA.
⇒ Termo de Outorga e Aditivo
As assinaturas são coletadas eletronicamente via SAGe. Após a assinatura do pesquisador responsável e do bolsista (quando for o caso), informe o número do processo para a Coordenadoria de Pesquisa (cpex@unicamp.br).
Conforme normas estabelecidas pela FAPESP para utilização de recursos de Reserva Técnica, os materiais adquiridos com recursos dos projetos de pesquisa devem ser doados à Instituição Sede do projeto.
Para encaminhar doações provenientes de recursos de Reserva Técnica FAPESP, ao Instituto de Artes e sua Biblioteca, os procedimentos são os seguintes:
EQUIPAMENTOS ADQUIRIDOS COM RECURSOS DE RESERVA TÉCNICA FAPESP – PROCEDIMENTOS PARA DOAÇÃO AO INSTITUTO DE ARTES
1º) DOCENTE/DISCENTE – Entrega o equipamento diretamente ao Chefe de Departamento juntamente com os seguintes documentos para conferência:
- Cópia do Termo de Outorga de Concessão da Bolsa (e aditivos quando houver) , no caso de bolsa;
- 2 (duas) vias da Nota Fiscal;
- 2 (duas) vias do Termo de Transferência de Material Permanente (BOLSA) OU Termo de Aceitação de Transferência de Domínio de Materiais por Cessão e Uso e/ou Doação (AUXÍLIO) devidamente preenchidos e assinados.
2º) CHEFE DE DEPARTAMENTO – Confere e recebe o equipamento, mediante a emissão de declaração informando o recebimento do bem e o local onde o equipamento ficará armazenado até a sua incorporação.
3º) DOCENTE/DISCENTE – Entrega na Coordenadoria de Pesquisa toda a documentação citada no 1º passo juntamente com a declaração mencionada no 2º passo.
4º) COORDENADORIA DE PESQUISA – Coleta a assinatura do Diretor da Unidade, quando se tratar do Termo de Transferência de Material Permanente (BOLSA) e posteriormente entrega uma via do termo ao discente para fins de prestação de contas.
5º) COORDENADORIA DE PESQUISA – Encaminha o processo de transferência de material permanente para o Setor de Infraestrutura Técnica da Unidade para incorporação do material permanente.
MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS ADQUIRIDOS COM RECURSOS DE RESERVA TÉCNICA FAPESP – PROCEDIMENTOS PARA DOAÇÃO À BIBLIOTECA
1º) DOCENTE/DISCENTE – Entrega o material bibliográfico diretamente na BIBLIOTECA DO IA juntamente com os seguintes documentos para conferência:
- Cópia do Termo de Outorga de Concessão da Bolsa (e aditivos quando houver) , no caso de bolsa;
- 2 (duas) vias da Nota Fiscal;
- 2 (duas) vias do Termo de Transferência de Material Permanente (BOLSA) OU Termo de Aceitação de Transferência de Domínio de Materiais por Cessão e Uso e/ou Doação (AUXÍLIO) devidamente preenchidos e assinados.
2º) BIBLIOTECA DO IA – Confere e recebe o material bibliográfico, mediante a emissão de declaração informando o recebimento.
3º) DOCENTE/DISCENTE – Entrega na Coordenadoria de Pesquisa toda a documentação citada no 1º passo juntamente com a declaração mencionada no 2º passo.
4º) COORDENADORIA DE PESQUISA – Coleta a assinatura do Diretor da Unidade, quando se tratar do Termo de Transferência de Material Permanente (BOLSA) e posteriormente entrega uma via do termo ao discente para fins de prestação de contas e a Biblioteca do IA para fins de tombamento.
- Anexo II – Informação aprovada pela Instituição Sede sobre a infraestrutura institucional
- Manifestação do Dirigente da Instituição Sede
- Roteiro para elaboração da Súmula Curricular
- Roteiro de projeto de pesquisa
- Roteiro de projeto de pesquisa – Bolsas
- Encaminhamento de Relatórios
- Formulário para parecer de análise de Relatório Científico
- Plano de Gestão de Dados
Assinatura Eletrônica | Descreve o modo como, através do sistema SAGe, será possível realizar a assinatura do Termo de Outorga (TO) ou Aditivo ao Termo de Outorga (ATO) de forma eletrônica. |
Descreve como solicitar e utilizar as quotas de bolsas BCO em um auxílio, substituir e renovar as bolsas BCO concedidas e reconsiderar as denegadas. | |
Descreve como se cadastrar como usuário e como completar seu cadastro, quando necessário. | |
Descreve os passos necessários para inclusão e atualização de membros de equipe de Auxílios à Pesquisa e geral. Entre os auxílios à pesquisa que exigem a definição de membros de equipe temos Auxílio à Pesquisa Regular, Auxílio à Pesquisa Projeto Temático. | |
Descreve os passos necessário à elaboração e submissão de Atas de Defesa para avaliação pela FAPESP. | |
Submissão de Proposta de Auxílio à Pesquisa Regular e Projeto Temático | Descreve os passos necessários à criação, preparação e submissão das propostas de Auxílio à Pesquisa Regular e Projeto Temático, bem como propostas vinculadas ao programa eScience. |
Submissão de Proposta de Auxílio Organização e Auxílio Reunião | Descreve os passos necessários à criação, preparação e submissão das propostas de Auxílio à Organização de Reunião Científico ou Tecnológica e Auxílio à Participação em Reunião. |
Descreve os passos necessários à criação, preparação e submissão das propostas de Auxílio à Publicação de Artigo, Livro no País, Livro no Exterior e Periódico. | |
Descreve os passos necessários à criação, preparação e submissão das propostas de Auxílio Pesquisador Visitante (do Brasil ou do Exterior). | |
Descreve os passos necessários à criação, preparação e submissão das propostas de Bolsa de Pesquisa no Exterior. | |
Submissão de Proposta de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior | Descreve os passos necessários à criação, preparação e submissão das propostas de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior. |
Descreve os passos necessários à criação, preparação e submissão das propostas de Bolsa Regular no País. | |
Descreve os passos necessário à elaboração e submissão de Relatório Científicos para avaliação pela FAPESP. | |
Descreve os passos necessários à elaboração e submissão de Solicitação de Importação para avaliação pela FAPESP. | |
Descreve os passos necessários para: cadastramento de Comprovantes de Despesa e itens de Material Permanente para Doação/Cessão de Uso; elaboração e submissão de Prestação de Contas e Complementos de Prestação de Contas; solicitação de reembolsos e devoluções de recursos. | |
Manual de Orientação CARTÃO BB PESQUISA (Versão Completa) | Guia prático que contém orientações e passo a passo para auxiliar o pesquisador na utilização do Cartão BB Pesquisa FAPESP, uma ferramenta que visa agilizar e facilitar a movimentação dos recursos concedidos para pesquisa. |
Manual de Orientação CARTÃO BB PESQUISA (Versão Resumida) | Guia prático que contém orientações e passo a passo para auxiliar o pesquisador na utilização do Cartão BB Pesquisa FAPESP, uma ferramenta que visa agilizar e facilitar a movimentação dos recursos concedidos para pesquisa. |
- Fomento à Pesquisa – Bolsas
- Fomento à Pesquisa – Auxílios
- Como submeter propostas à FAPESP
- Sistemática de Análise – Solicitações encaminhadas à FAPESP
- Instruções para liberação de recursos
- Instrução para Transferência de Instituição e doação de equipamentos e Transferência de responsabilidade em auxílios e bolsas
- Solicitação de Alteração da Concessão Inicial
- Prestação de Contas e Uso de Recursos
- Normas para Utilização dos Recursos da Reserva Técnica Concedidos pela FAPESP
- Normas para Uso de Recursos e Prestação de Contas válidas de 02/08/2011 a 15/05/2021
- Pesquisa
- Comissão de Pesquisa
- Escritório Fapesp
- A Pesquisa no IA
- Programas
- Comitê de ética
- Apoio ao Pesquisador
- CAPES
- CNPq
- Espaço da Escrita
- FAEPEX
- FAPESP
- Solicitação de ISBN e ISSN
- Portal da Incubadora de Periódicos Científicos (InPEC)
- Portal de Apoio ao Docente e ao Pesquisador (ADP)
- Portal de Livros de Acesso Aberto
- Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC)
- Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
- Repositório de Dados de Pesquisa (REDU)
- Convênios
- Solicitação de ISBN-SELO IA
Coordenador de Pesquisa
Prof. Dr. Claudiney Rodrigues Carrasco
pesqia@unicamp.br
Assistente Técnica de Apoio à Pesquisa
Márcia Godoy
pesqia@unicamp.br
Telefone
+55 (19) 3521-6559