FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo [FAPESP] é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. que tem personalidade jurídica própria, possuindo, portanto, autonomia financeira, administrativa e patrimonial; estando ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A FAPESP apoia a pesquisa em todas as áreas do conhecimento e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo.

  • Linha regular - atende à demanda espontânea, isto é, as propostas de projetos apresentadas por iniciativa dos estudantes de graduação e pós-graduação e de pesquisadores-doutores.
  • Programas Especiais – têm objetivo de induzir o desenvolvimento de pesquisas que promovam o avanço da fronteira do conhecimento e respondam às demandas do Sistema de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e do país.

⇒ Anexo II - Informação aprovada pela Instituição Sede sobre a infraestrutura institucional

Envie o documento no formato de arquivo WORD para cpex (arroba) unicamp (ponto) br (utilize o modelo disponível na seção "Formulários e Documentos"), com antecedência mínima de 10 dias da data prevista para submissão da proposta. Não é necessário assinar o documento manualmente, pois as assinaturas serão coletadas via SIGAD-UNICAMP.

Ao enviar o documento, por favor, informe seu nome, curso  e RA.

⇒ Manifestação do Dirigente da Instituição Sede

Envie o documento no formato de arquivo WORD para cpex (arroba) unicamp (ponto) br (utilize o modelo disponível na seção "Formulários e Documentos"), com antecedência mínima de 10 dias da data prevista para submissão da proposta.

Ao enviar o documento, por favor, informe seu nome, curso e RA.

⇒  Termo de Outorga e Aditivo

As assinaturas são coletadas eletronicamente via SAGe. Após a assinatura do pesquisador responsável e do bolsista (quando for o caso), informe o número do processo para a Coordenadoria de Pesquisa (cpex (arroba) unicamp (ponto) br).

Conforme normas estabelecidas pela FAPESP para utilização de recursos de Reserva Técnica, os materiais adquiridos com recursos dos projetos de pesquisa devem ser doados à Instituição Sede do projeto. 

Para encaminhar doações provenientes de recursos de Reserva Técnica FAPESP, ao Instituto de Artes e sua Biblioteca, os procedimentos são os seguintes:

EQUIPAMENTOS ADQUIRIDOS COM RECURSOS DE RESERVA TÉCNICA FAPESP – PROCEDIMENTOS PARA DOAÇÃO AO INSTITUTO DE ARTES

1º) DOCENTE/DISCENTE - Entrega o equipamento diretamente ao Chefe de Departamento juntamente com os seguintes documentos para conferência:

  • Cópia do Termo de Outorga de Concessão da Bolsa (e aditivos quando houver) , no caso de bolsa;
  • 2 (duas) vias da Nota Fiscal;
  • 2 (duas) vias do Termo de Transferência de Material Permanente (BOLSA) OU Termo de Aceitação de Transferência de Domínio de Materiais por Cessão e Uso e/ou Doação (AUXÍLIO)  devidamente preenchidos e assinados.

2º) CHEFE DE DEPARTAMENTO - Confere e recebe o equipamento, mediante a emissão de declaração informando o recebimento do bem e o local onde o equipamento ficará armazenado até a sua incorporação.

3º) DOCENTE/DISCENTE - Entrega na Coordenadoria de Pesquisa toda a documentação citada no 1º passo juntamente com a declaração mencionada no 2º passo.

4º) COORDENADORIA DE PESQUISA - Coleta a assinatura do Diretor da Unidade, quando se tratar do Termo de Transferência de Material Permanente (BOLSA) e posteriormente entrega uma via do termo ao discente para fins de prestação de contas.

5º)  COORDENADORIA DE PESQUISA - Encaminha o processo de transferência de material permanente para o Setor de Infraestrutura Técnica da Unidade para incorporação do material permanente.

MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS ADQUIRIDOS COM RECURSOS DE RESERVA TÉCNICA FAPESP – PROCEDIMENTOS PARA DOAÇÃO À BIBLIOTECA 

1º) DOCENTE/DISCENTE - Entrega o material bibliográfico diretamente na BIBLIOTECA DO IA juntamente com os seguintes documentos para conferência:

  • Cópia do Termo de Outorga de Concessão da Bolsa (e aditivos quando houver) , no caso de bolsa;
  • 2 (duas) vias da Nota Fiscal;
  • 2 (duas) vias do Termo de Transferência de Material Permanente (BOLSA) OU Termo de Aceitação de Transferência de Domínio de Materiais por Cessão e Uso e/ou Doação (AUXÍLIO)  devidamente preenchidos e assinados.

2º) BIBLIOTECA DO IA - Confere e recebe o material bibliográfico, mediante a emissão de declaração informando o recebimento.

3º) DOCENTE/DISCENTE - Entrega na Coordenadoria de Pesquisa toda a documentação citada no 1º passo juntamente com a declaração mencionada no 2º passo.

4º) COORDENADORIA DE PESQUISA - Coleta a assinatura do Diretor da Unidade, quando se tratar do Termo de Transferência de Material Permanente (BOLSA) e posteriormente entrega uma via do termo ao discente para fins de prestação de contas e a Biblioteca do IA para fins de tombamento.

Assinatura Eletrônica

Descreve o modo como, através do sistema SAGe, será possível realizar a assinatura do Termo de Outorga (TO) ou Aditivo ao Termo de Outorga (ATO) de forma eletrônica.

Bolsa Concedida no Orçamento do Auxílio (BCO)

Descreve como solicitar e utilizar as quotas de bolsas BCO em um auxílio, substituir e renovar as bolsas BCO concedidas e reconsiderar as denegadas.

Cadastramento de Usuário

Descreve como se cadastrar como usuário e como completar seu cadastro, quando necessário.

Equipe de Projeto

Descreve os passos necessários para inclusão e atualização de membros de equipe de Auxílios à Pesquisa e geral. Entre os auxílios à pesquisa que exigem a definição de membros de equipe temos Auxílio à Pesquisa Regular, Auxílio à Pesquisa Projeto Temático.

Submissão de Ata de Defesa

Descreve os passos necessário à elaboração e submissão de Atas de Defesa para avaliação pela FAPESP.

Submissão de Proposta de Auxílio à Pesquisa Regular e Projeto Temático

Descreve os passos necessários à criação, preparação e submissão das propostas de Auxílio à Pesquisa Regular e Projeto Temático, bem como propostas vinculadas ao programa eScience.

Submissão de Proposta de Auxílio Organização e Auxílio Reunião

Descreve os passos necessários à criação, preparação e submissão das propostas de Auxílio à Organização de Reunião Científico ou Tecnológica e Auxílio à Participação em Reunião.

Submissão de Proposta de Auxílio Publicação

Descreve os passos necessários à criação, preparação e submissão das propostas de Auxílio à Publicação de Artigo, Livro no País, Livro no Exterior e Periódico.

Submissão de Proposta de Auxílio Visitante

Descreve os passos necessários à criação, preparação e submissão das propostas de Auxílio Pesquisador Visitante (do Brasil ou do Exterior).

Submissão de Proposta de Bolsa de Pesquisa no Exterior

Descreve os passos necessários à criação, preparação e submissão das propostas de Bolsa de Pesquisa no Exterior.

Submissão de Proposta de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior

Descreve os passos necessários à criação, preparação e submissão das propostas de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior.

Submissão de Proposta de Bolsa Regular no País

Descreve os passos necessários à criação, preparação e submissão das propostas de Bolsa Regular no País.

Submissão de RC

Descreve os passos necessário à elaboração e submissão de Relatório Científicos para avaliação pela FAPESP.

Submissão de Solicitação de Importação

Descreve os passos necessários à elaboração e submissão de Solicitação de Importação para avaliação pela FAPESP.

Elaboração e Submissão de Prestação de Contas

Descreve os passos necessários para: cadastramento de Comprovantes de Despesa e itens de Material Permanente para Doação/Cessão de Uso; elaboração e submissão de Prestação de Contas e Complementos de Prestação de Contas; solicitação de reembolsos e devoluções de recursos.

Manual de Orientação CARTÃO BB PESQUISA 

(Versão Completa)

Guia prático que contém orientações e passo a passo para auxiliar o pesquisador na utilização do Cartão BB Pesquisa FAPESP, uma ferramenta que visa agilizar e facilitar a movimentação dos recursos concedidos para pesquisa.

Manual de Orientação CARTÃO BB PESQUISA

(Versão Resumida)

Guia prático que contém orientações e passo a passo para auxiliar o pesquisador na utilização do Cartão BB Pesquisa FAPESP, uma ferramenta que visa agilizar e facilitar a movimentação dos recursos concedidos para pesquisa.