FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo [FAPESP] é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país, tem personalidade jurídica própria, possuindo autonomia financeira, administrativa e patrimonial. Está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

ESCRITÓRIO FAPESP –  A FAPESP implantou um programa de treinamento para as equipes dos Escritórios de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) das instituições de ensino e pesquisa, atendendo à demanda da comunidade científica, auxiliando os cientistas na pesada carga de trabalho exigida para gestão e administração de projetos de pesquisa, de forma que eles possam se dedicar mais à pesquisa e a orientação dos alunos. 

Atualmente o Escritório FAPESP do IA é composto pela servidora Márcia Godoy – Assistente Técnica de Apoio à Pesquisa.

E-mail: pesqia@unicamp.br 

Telefone 55 19 35216559

 

 

MODALIDADES DE APOIO
  • Linha regular – atende à demanda espontânea, isto é, as propostas de projetos apresentadas por iniciativa dos estudantes de graduação e pós-graduação e de pesquisadores-doutores.
  • Programas Especiais – têm objetivo de induzir o desenvolvimento de pesquisas que promovam o avanço da fronteira do conhecimento e respondam às demandas do Sistema de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e do país.
ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAR ASSINATURA DE DOCUMENTO

⇒ Anexo II – Informação aprovada pela Instituição Sede sobre a infraestrutura institucional

Envie o documento no formato de arquivo WORD para pesqia@unicamp.br (utilize o modelo disponível na seção “Formulários e Documentos”), com antecedência mínima de 10 dias da data prevista para submissão da proposta. Não é necessário assinar o documento manualmente, pois as assinaturas serão coletadas via SIGAD-UNICAMP.

Ao enviar o documento, por favor, informe seu nome, curso  e RA.

⇒ Manifestação do Dirigente da Instituição Sede

Envie o documento no formato de arquivo WORD para pesqia@unicamp.br (utilize o modelo disponível na seção “Formulários e Documentos”), com antecedência mínima de 10 dias da data prevista para submissão da proposta.

Ao enviar o documento, por favor, informe seu nome, curso e RA.

⇒  Termo de Outorga e Aditivo

As assinaturas são coletadas eletronicamente via SAGe. Após a assinatura do pesquisador responsável e do bolsista (quando for o caso), informe o número do processo para a Coordenadoria de Pesquisa através do e-mail pesqia@unicamp.br

PROCEDIMENTOS PARA DOAÇÃO DE BENS ADQUIRIDOS COM RECURSOS DA RESERVA TÉCNICA

Conforme normas estabelecidas pela FAPESP para utilização de recursos de Reserva Técnica, os materiais adquiridos com recursos dos projetos de pesquisa devem ser doados à Instituição Sede do projeto. 

Para encaminhar doações provenientes de recursos de Reserva Técnica FAPESP, ao Instituto de Artes e sua Biblioteca, os procedimentos são os seguintes:

EQUIPAMENTOS ADQUIRIDOS COM RECURSOS DE RESERVA TÉCNICA FAPESP – PROCEDIMENTOS PARA DOAÇÃO AO INSTITUTO DE ARTES

1º) DOCENTE/DISCENTE – Entrega o equipamento diretamente ao Chefe de Departamento juntamente com os seguintes documentos para conferência:

  • Cópia do Termo de Outorga de Concessão da Bolsa (e aditivos quando houver) , no caso de bolsa;
  • 2 (duas) vias da Nota Fiscal;
  • 2 (duas) vias do Termo de Transferência de Material Permanente (BOLSA) OU Termo de Aceitação de Transferência de Domínio de Materiais por Cessão e Uso e/ou Doação (AUXÍLIO)  devidamente preenchidos e assinados.

2º) CHEFE DE DEPARTAMENTO – Confere e recebe o equipamento, mediante a emissão de declaração informando o recebimento do bem e o local onde o equipamento ficará armazenado até a sua incorporação.

3º) DOCENTE/DISCENTE – Entrega na Coordenadoria de Pesquisa toda a documentação citada no 1º passo juntamente com a declaração mencionada no 2º passo.

4º) COORDENADORIA DE PESQUISA – Coleta a assinatura do Diretor da Unidade, quando se tratar do Termo de Transferência de Material Permanente (BOLSA) e posteriormente entrega uma via do termo ao discente para fins de prestação de contas.

5º)  COORDENADORIA DE PESQUISA – Encaminha o processo de transferência de material permanente para o Setor de Infraestrutura Técnica da Unidade para incorporação do material permanente.

MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS ADQUIRIDOS COM RECURSOS DE RESERVA TÉCNICA FAPESP – PROCEDIMENTOS PARA DOAÇÃO À BIBLIOTECA 

1º) DOCENTE/DISCENTE – Entrega o material bibliográfico diretamente na BIBLIOTECA DO IA juntamente com os seguintes documentos para conferência:

  • Cópia do Termo de Outorga de Concessão da Bolsa (e aditivos quando houver) , no caso de bolsa;
  • 2 (duas) vias da Nota Fiscal;
  • 2 (duas) vias do Termo de Transferência de Material Permanente (BOLSA) OU Termo de Aceitação de Transferência de Domínio de Materiais por Cessão e Uso e/ou Doação (AUXÍLIO)  devidamente preenchidos e assinados.

2º) BIBLIOTECA DO IA – Confere e recebe o material bibliográfico, mediante a emissão de declaração informando o recebimento.

3º) DOCENTE/DISCENTE – Entrega na Coordenadoria de Pesquisa toda a documentação citada no 1º passo juntamente com a declaração mencionada no 2º passo.

4º) COORDENADORIA DE PESQUISA – Coleta a assinatura do Diretor da Unidade, quando se tratar do Termo de Transferência de Material Permanente (BOLSA) e posteriormente entrega uma via do termo ao discente para fins de prestação de contas e a Biblioteca do IA para fins de tombamento.

FORMULÁRIOS E DOCUMENTOS