Passeio Cantante 2021 – Grupo Pindorama

O PASSEIO CANTANTE neste ano de 2021, teve uma edição virtual, diferente das anteriores, as quais têm o convívio presencial como valor. Contudo frente ao isolamento social para controle da Covid-19, passeamos por vias, largos e becos virtuais, das redes sociais.

​Neste 2021 o Passeio Cantante consiste na reunião de trinta artistas independentes, pesquisadores, docentes e estudantes, que a partir de seus locais de isolamento social nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraíba e Pará, produziram uma ação performativa, gravada em vídeo. Essas ações foram postadas ao longo da segunda quinzena de junho, em um Mosaico, a partir do qual o público poderá acessar a ação de cada artista, assim como ter a visão do conjunto das ações – do corpo coletivo que se formou pra passear. O Mosaico do PASSEIO CANTANTE ser apreciado no Instagram do Grupo Pindorama: https://www.instagram.com/grupopindorama/

Está disponível também a conversa sobre o processo realizada na Mostra Cênica de Verão:

HISTÓRICO DO PROJETO

O PASSEIO CANTANTE é um projeto do Grupo Pindorama, que acontece desde 2016 no centro da cidade de Campinas – SP. O Grupo Pindorama é um grupo de pesquisa e realizações artísticas do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNICAMP. Consiste em um cortejo com música, dança e objetos cênicos, que começa às portas da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, atravessando o Largo da Igreja, adentrando a Praça Bento Quirino, passando pelo marco-zero da cidade e finalizando no monumento a Carlos Gomes. Durante a primeira quinzena de junho, o Grupo Pindorama está apresentando, no Instagram do Grupo, as edições anteriores do projeto, em conjunto de fotografias e vídeos, que sintetizam cada uma das edições anteriores.

O PASSEIO CANTANTE tem por objetivo atualizar as tradições juninas brasileiras, na urbanidade e
junto às pessoas que estão no centro histórico nas noites do mês de junho. Suas quatro edições anteriores podem ser vistas no site do Grupo Pindorama.

Realização: Grupo Pindorama.  Apoio: SAE, IA e UNICAMP.