Práticas performativas e escritas encarnadas: conversa com Sofia Boito

O Laboratório de Dramaturgia e Escritas Performativas (LabDrama) realizará o ciclo de encontros “Escritas performativas e dramatúrgicas: outras perspectivas”, propondo através de conversas com artistas e pesquisadores da área, discutir formas de dramaturgia que incluem uma perspectiva performática. A mediação será feita pelo Profº Drº Cassiano Sydow Quilici e os encontros acontecerão no nosso canal no YouTube.  Em nossa segunda conversa, que aconteceu dia 28/05, contamos com a presença de Sofia Boito.

Como podemos compreender a ideia de “escrita performativa” e como essa noção pode ser uma ferramenta para o dramaturgo? Para debater essas questões conversamos  sobre algumas noções que podem auxiliar a relacionar corpo-movimento-espaço-escrita; elencando obras de artistas que engajaram seu corpo no processo de criação do que chamo de “escritas encarnadas”. O intuito é encontrar estratégias para superarmos a noção cartesiana moderna que cinde mente/corpo, interior/exterior, texto/movimento e imaginar novas formas de fazer emergir textualidades.

Sobre a convidada 

Sofia Boito é atriz, dramaturga e artista-pesquisadora interessada em linguagens de fronteira entre artes cênicas, literatura e artes visuais. Doutora em Artes Cênicas pela ECA-USP, realizou um ano de pesquisa na Universidade Sorbonne Nouvelle-Paris 3 e é atualmente professora temporária no CAC-ECA-USP. Foi dramaturga da Cia Temporária de Investigação Cênica, dramaturga-pedagoga do Projeto espetáculo da Fábrica de Cultura e lançou em 2021 o livro de ficção “No fundo da última gaveta da cômoda” pela Editora Patuá.