Kierkegaard e as artes performativas: conversa com Deise Pacheco

No dia 26/11 recebemos Deise Abreu Pacheco, para um diálogo em torno de seu percurso de pesquisa artística realizada em meio à obra do filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard (1813-1855), interessada em fornecer uma perspectiva de abordagem existencial do processo de criação e os efeitos estéticos de sua recepção, compreendida enquanto ato de assistir e de ser assistida pela obra kierkegaardiana. (Projeto integralmente financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP; processos n. 2014/04101-9; n. 2015/ 00330-6).

O registro da conversa está disponível no nosso canal do youtube:

A ação compõe o ciclo de encontros “Escritas performativas e dramatúrgicas”, que propõe através de conversas com artistas e pesquisadores da área, discutir formas de dramaturgia que incluam uma perspectiva performática. A mediação será feita pelo Profº Drº Cassiano Sydow Quilici.

Sobre a convidada

Deise Abreu Pacheco (Dedé) atua na fronteira entre artes cênicas, filosofia e literatura. É doutora, mestre e bacharel em artes cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com estágio internacional de pesquisa em filosofia pelo Søren Kierkegaard Research Centre, da Universidade de Copenhague (Dinamarca).