Oficina de Projetos – João Cândido em Investigação

A partir do desenvolvimento do projeto de longa-metragem “João Cândido – A história do Almirante Negro”, vencedor do edital PROAC 2019, os autores Samir Cheida e Guilherme Freitas ministraram uma oficina voltada para o desenvolvimento de projetos de dramaturgia. Como recorte, iremos incentivar projetos com personagens históricos e negros, como é o caso de João Cândido.

Os encontros online acontecera, nos dias 04, 11 e 25 de maio de 2021, das 20h às 22h.

“Cândido, a história do almirante negro” é um filme biográfico baseado na vida de João Cândido, o marinheiro filho de escravos que em 1910 liderou um motim no Rio de Janeiro contra os altos oficiais que ainda castigavam os negros da Marinha como nos tempos da escravidão: com chibatadas. “Nós, marinheiros, cidadãos brasileiros e republicanos, não podemos mais suportar a escravidão na Marinha brasileira.” O ultimato de João Cândido para o presidente sintetiza o que estava em jogo durante a Revolta da Chibata: o problema racial no Brasil. O motim acontece 22 anos depois da abolição da escravatura e reflete uma sociedade que ainda não havia solucionado diversos problemas sociais e políticos. João foi traído pelo presidente Hermes da Fonseca, que prometeu anistiar os marinheiros pelo fim do motim. O líder da revolta da chibata foi preso, expulso da marinha, mas até o fim da vida continuou lutando contra a desigualdade racial.

Da mesma maneira que a história de João se tornou um projeto de longa-metragem, o objetivo da oficina foi ajudar os dramaturgos a criar projetos a partir de fato históricos. Revisitar a história do Brasil em busca de personagens e fatos que possam se transformar em dramaturgia.

Com a estruturação das narrativas, os alunos da oficina puderam dar os primeiros passos para criar projetos que possam ser inscritos nos principais editais de cultura do país, e assim, aprender ferramentas para tirar os projetos do papel e concretizar com o apoio dos editais.

Sobre os ministrantes:

Samir Cheida é formado em audiovisual pela Universidade de São Paulo, possui especialização em Roteiro para Cinema e TV pela FAAP e Mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP. Atua principalmente como montador, mas mantém projetos como diretor e roteirista. Foi diretor do longa-metragem “Bugrinos – O filme” do Guarani Futebol Clube, exibido nos cinemas de Campinas, selecionado para o Cinefoot – Festival Internacional de Cinema de Futebol, em 2014, vendido para a exibição nos canais ESPN.
Como roteirista, seu atual projeto “Cândido” ganhou o edital PROAC 27/2019 de desenvolvimento de longa-metragem, ficando em quarto lugar entre todos os projetos de filmes do Estado de São Paulo. Além disso, “Cândido” ficou entre os 20 melhores projetos do edital de desenvolvimento de roteiro da SPCINE, dentre 552 inscritos Outro projeto de destaque, a série “Fronteira” foi para a última fase do PRODAV 05 – Desenvolvimento de Projetos/2016, aprovado para a decisão de investimentos, obtendo nota máxima nos quesitos Abrangência e clareza do tema, e Estrutura dramática, desenvolvimento do arco narrativo e construção e adequação dos personagens à trama.

Guilherme Freitas é formado em Audiovisual na ECA-USP e trabalha com roteiro desde 2013. Trabalhou em animações como “Historietas Assombradas”, “Papaya Bull”, “As Microaventuras de Tito & Muda”, “Gigablaster”, “Clube da Anittinha e Oswaldo”. Roteirizou a série documental “13 canções essenciais para entender o samba” e a segunda temporada de “Vida de Estagiário”, onde também foi roteirista de set.
Escreveu dois episódios da segunda temporada de “3%” e fez parte da sala de roteiro de “Onisciente” e “Sintonia”, ambas séries da Netflix. Desenvolveu também a série dramática “Blackout”, participante de um Núcleo Criativo contemplado pelo Prodav 03/2015.

Henrique Samet é doutor em História Social pela UFRJ, professor (aposentado) da Faculdade de Letras da UFRJ e autor de Revolta do Batalhão Naval e Poucos e Muitos: a comunidade judaica e seus desviantes na cidade do Rio de Janeiro (1859-1920).

A aula ministrada por Henrique Samet está disponível no Canal do YouTube do LabDrama.