Perfil do Profissional

O Curso de Graduação em Música da UNICAMP está em acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Música, conforme a Resolução n.2, de 8 de março de 2004, que “Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música e dá outras providências”. Está também de acordo com a Deliberação CEE n.171/2019, que “dispõe sobre a regulação, supervisão e avaliação de instituições de ensino superior e cursos superiores de graduação vinculados ao Sistema Estadual de Ensino de São Paulo”.

Propõe a formação de um profissional diferenciado, capaz de avaliar as condições de seu espaço de atuação, de modo a nele atuar, interferir e transformá-lo. Esse profissional deve ser capaz de identificar problemas, reconhecer potenciais, propor soluções e saídas criativas e, ao mesmo tempo, factíveis. Neste aspecto, é necessário que o profissional possua uma formação teórica e prática em música que possa lhe conferir versatilidade para atuar na área musical em suas mais diferentes vertentes. Em outras palavras, um regente, como exemplo, deve necessariamente estar apto a reger uma grande orquestra, mas também a organizar um coral comunitário em um local onde não haja nenhuma atividade musical, ou mesmo tocar, compor ou criar arranjos originais; ou, ainda, atuar em diferenciadas frentes da prática musical, como a área de técnico e produtor de estúdio musical, computação musical, e estar apto para realizar uma relação da música com novas tecnologias e cena.

Em termos específicos, o curso oferece quatro especializações: Composição, Regência, Instrumento e Música Popular. Os diplomas de bacharelado permitem aos egressos atuarem como músicos profissionais, professores (nível superior e escolas técnicas), consultores na área de música ou pesquisadores, além da opção de dar prosseguimento em sua formação, através dos cursos de pós-graduação oferecidos no Brasil e no exterior.

Resumidamente, o profissional de música formado pela UNICAMP, de acordo com a modalidade cursada e o percurso seguido no curso, estará apto a atuar em orquestras, corais, grupos instrumentais, estúdios de gravação, meios de comunicação de massa, meios digitais audiovisuais, escolas especializadas e universidades, seja como instrumentista, arranjador, regente, compositor ou professor de instrumento.