Publicações

O ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro) é um padrão numérico criado com o objetivo de fornecer uma espécie de "RG" para publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas. A difusão global do ISBN e a facilidade com que é lido por redes de varejo, bibliotecas e sistemas gerais de catalogação, tornou-o imprescindível para qualquer publicação.

O Instituto de Artes [IA] é cadastrado na Agência Brasileira do International Standard Book Number – ISBN. Atualmente a solicitação do número do ISBN é realizada pela Coordenadoria de Pesquisa e Extensão [CPEx].

O serviço é realizado exclusivamente de materiais bibliográficos a serem publicados por autores/organizadores com vínculo institucional com a Unicamp.

Clique aqui para saber quais publicações pedem ou não o ISBN.

Dúvidas frequentes na solicitação de ISBN

Manual do ISBN

Segue abaixo as orientações e o passo a passo referente à solicitação do ISBN:

1º) Preencher o FORMULÁRIO “SOLICITAÇÃO DE ISBN | SELO EDITORIAL IA, e encaminhá-lo à  CPEx;

2º) Após análise dos aspectos formais da solicitação, a CPEx a encaminhará à Diretoria do Instituto de Artes para apreciação e aprovação;

3º) Após a apreciação da direção, a CPEx informará o solicitante quanto à aprovação ou não do pedido. Em caso de aprovação, a CPEx prosseguirá com a solicitação na plataforma on-line da Câmara Brasileira do Livro (CBL);

4º) Após a inclusão da solicitação na Plataforma on-line da CBL, a CPEx encaminhará ao solicitante o boleto referente a taxa cobrada pelo CBL para emissão do ISBN.

5º) Após o processamento do pagamento do boleto pelo sistema da CBL, em média, leva até 2 dias úteis para emissão do ISBN (Consulte a tabela de preços e prazos no site).

*Não é necessário o envio da boneca da publicação. Caso seja enviada, será encaminhada para a Biblioteca do IA.

O ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído.

O código ISSN identifica o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência (fase de lançamento, circulação e encerramento da revista).

A partir do momento em que o ISSN foi atribuído para uma publicação seriada, ele deve aparecer em cada exemplar.

Atualmente, os editores de publicações periódicas da UNICAMP podem contar com o serviço de orientação e solicitação da numeração do ISSN junto ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que é oferecido pelo Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Unicamp.

Clique aqui para realizar o agendamento com área responsável pela orientação/auxílio na solicitação  do ISSN