“Forma e Transmissão” é um dos eixos de apresentação do Gabinete de Estampas – Departamento de Desenhos e Gravuras da Unicamp ao público. Esse recorte se volta a algumas funções primordiais associadas às artes gráficas, e propõe olhar para os seus desdobramentos nas condições atuais. É tratada a vocação de reprodução de imagens dessa técnica e linguagem, e o seu caráter experimental na seleção de materiais para cumprir os papéis de matrizes e suportes, com diversos procedimentos de gravação e impressão. É através de seus saberes e materiais específicos que se configura um pensamento autônomo: o pensamento gráfico.
Para a exibição dessas duas facetas do pensamento gráfico – a Forma e a Transmissão – são contempladas as principais coleções do acervo: desde o princípio, representado pela Coleção CPGravura, à marca da autonomia do Gabinete, na Coleção Marcello Grassmann, aos projetos de expansão, na Coleção Intercâmbio, até a mais recente doação de Ivanir Cozeniosque, Professora do Instituto de Artes, de duas obras de Oswaldo Goeldi, uma xilogravura e um desenho a nanquim, aos quais é dado o devido destaque, abrindo a exposição.
As reproduções de obras de grandes mestres como Cruikshank, Goya e Doré nos convidam a refletir sobre um dos ângulos do tema, a multiplicação da imagem, agora sob a perspectiva da virtualidade.
A seleção das obras da coleção Marcello Grassmann é feita de maneira a chamar atenção para os processos de aprendizagem, aquisição de domínio técnico e o manejo desse conhecimento, em busca da experiência formal e material. Nesse pequeno núcleo, a Forma ganha ênfase sobre a Transmissão.
A Coleção CPGravura remete à faceta da Transmissão voltada ao conhecimento, à educação do olhar, à experiência coletiva no laboratório, que remete ao ambiente da “cozinha da gravura”. São mostradas gravuras de artistas que foram professores, alunos, visitantes e influências marcantes desse grupo, ao longo de seus 24 anos no Instituto de Artes da Unicamp. Em meio a esse grupo, estão localizadas obras vindas da Sérvia e da Colômbia, fruto da Coleção Intercâmbio, que já traz em seu nome o desejo de ampliação das fronteiras de trocas de saberes sensíveis.
A história do Gabinete de Estampas é apresentada através dessa seleção de obras do seu acervo, que é transpassada pelo pensamento da construção da Forma e suas várias formas de Transmissão, contemplando o sentido da reprodutibilidade da imagem, mas também os processos de ensino e aprendizagem, característicos do ateliê de gravura, como o que se constitui na Universidade.
Érica Burini