Meu tio o Nakayama: fundamentos para uma dramaturgia Nipo-Amazônica

Processo Fapesp: 23/05931-4

Vigência: 01 de maio de 2024 – 30 de abril de 2026.

Pesquisador responsável: Eduardo Okamoto.

Pesquisadores associados: Cassiano Sydow Quilici; Suzi Frankl Sperber.

O projeto objetiva o estabelecimento de fundamentos (éticos, temáticos e formais) para criação de uma dramaturgia nipo-amazônica. Na confluência de saberes asiáticos e indígenas, projeta-se um texto teatral centrado na categoria de “lugar” – diverso, portanto, de parte da tradição euro-ocidental de drama no teatro, sustentada em concatenação de acontecimentos, fábula, conflito, personagem etc. Para isso, a pesquisa aborda quatro diferentes materiais: a) um fato histórico, a saber: a presença do japonês Shigeru Nakayama (1950-), hoje, o único morador da cidade de Airão Velho, no Amazonas; b) o conto “Meu tio o Iauaretê”, de João Guimarães Rosa; c) a peça “Tsurigitsune”, da tradição kyogen do teatro japonês; d) “A Queda do Céu”, de Davi Kopenawa e Bruce Albert.São procedimentos: estudo bibliográfico; leituras públicas dos textos mencionados acima; exercícios de escrita; pesquisas de campo na Mata Amazônica e no Japão. Como resultados, projetam-se: leituras públicas; um texto dramatúrgico inédito; publicação desta obra em edição tetralingue; ao menos, um artigo que sintetize o processo. O projeto sedia-se no Laboratório de Dramaturgia e Escritas Performativas do Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP.