Defesa

Defesa de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado no SIGA – DAC – Fluxo de Dissertações e Teses

Procedimentos para defesas a partir de 03/2017

ATENÇÃO: Recomendamos que se utilizem dos seguintes critérios com relação aos horários de defesas:

Período da Manhã: as defesas de mestrado/doutorado devem finalizar até às 12:00 horas.

Período da Tarde:  as defesas de mestrado/doutorado devem ter início a partir das 13:00 horas e fim às 17:00 horas.

Sobre a composição da Banca:

Mestrado: 3 titulares (a contar com o orientador) e 2 suplentes. 1 dos titulares e 1 dos suplentes devem ser obrigatoriamente de fora do Instituto de Artes.

Doutorado: 5 titulares (a contar com o orientador) e 3 suplentes. 2 dos titulares e 1 dos suplentes devem ser obrigatoriamente de fora da UNICAMP.

Para demais informações, verificar Regimento Geral de Pós-graduação.

Após ter contatado, e ter recebido o aceite de participação por parte dos docentes que irão compor sua banca, será necessário fazer upload de alguns documentos no Sistema SIGA, ANTES DE SOLICITAR A DEFESA. Veja abaixo quais são e se utilize da caixa azul no canto superior direito da tela “Gostaria de enviar algum arquivo para sua secretaria?”. Todos os documentos devem estar em PDF.

  1. Atualize e faça upload no sistema SIGA das informações curriculares do SIPEX e do Curriculo Lattes – Plataforma Lattes.
  2. Preencha o Formulário de Docentes Externos disponível aqui (documento em word, fazer download), com os dados dos professores participantes de fora da Unicamp, tanto titulares quanto suplentes e faça upload de cada um deles no sistema SIGA.

Após ter realizado o procedimento acima, com 50 (cinquenta) dias de antecedência da data da defesa, deve ser dada entrada na solicitação de defesa no sistema SIGA conforme TUTORIAL em PDF (clique aqui).

Atenção 

Verifique com os docentes da banca se preferem a dissertação/tese impressa ou se por e-mail em PDF. Se impressa, providencie 5 (cinco) exemplares da Dissertação de Mestrado e 8 (oito) exemplares da Tese de Doutorado. Os exemplares devem ser entregues diretamente aos docentes da Comissão Julgadora. Aos docentes do IA, os exemplares podem ser deixados em seus escaninhos, nos departamentos. Se os docentes preferirem por e-mail, basta enviar o PDF a eles.

Os procedimentos após a defesa encontram-se no link Pós-defesa no Menu lateral.

Referente a possibilidade de pagamento de uma diária e compra de passagem aérea, os procedimentos encontram-se no link Ajuda de Custo, também no Menu lateral.

Dúvidas relacionadas a este assunto podem ser esclarecidas pela Letícia Machado (19) 3521-6587