Programa Pesquisador de Pós-Doutorado

Deliberação CONSU-A-003/2018, de 03/04/2018 – (Dispões sobre o Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado)

Instrução Normativa DGRH Nº 04/2018 – Procedimentos para solicitação

Informações Gerais sobre o Programa

Para ingresso no pós-doc é  obrigatório a apresentação de um comprovante de financiamento (bolsa, projeto financiado, recurso de convênio, etc), que permita a sua dedicação integral ao desenvolvimento do projeto de pesquisa.

Para solicitar o ingresso, que é fluxo contínuo, basta apresentar a documentação de forma completa (vide instrução normativa DGRH nº 04/2018) que iniciamos o trâmite (note que é necessário já possuir o título de doutor homologado, financiamento e projeto de pesquisa com plano de atividades definido).

Este ingresso é a forma como a Universidade institucionalizou o vínculo para pesquisadores de pós-doutorado, o que não tem relação direta com o pleito à bolsa de pós-doutorado dos programas de pós-graduação (PNPD/CAPES) – cuja seleção ocorre junto aos programas de pós-graduação do IA.

O aluno que possui o título de doutor pode concorrer à bolsa de pós-doc que os programas de pós-graduação oferecem, desde que o supervisor seja credenciado no programa de interesse e exista seleção aberta para isto.
Os trâmites e exigências são específicos de cada um de nossos cursos.

Caso tenha interesse em outras formas de financiamento de pós-doc, o pedido geralmente é realizado pelo supervisor diretamente às agências de fomento (FAPESP, CNPq, etc).

Dúvidas relacionadas deverão ser esclarecidas, com Letícia Machado, através do e-mail: atdcpgia@unicamp.br