Edição 08
- Home
- »
- Revista Sonora
- »
- Revista
- »
- Volume 4
- »
- Edição 08
Publicado em 2013.
Sumário
Editorial | |
Apresentação | |
José Eduardo Ribeiro de Paiva
| |
Dossiê Sonora | |
Apresentação | |
Mario Fanucchi
| |
Centenário de Osvaldo Moles | |
Antônio Adami
| |
Audiodocumentário sobre Osvaldo Moles | ![]() |
Antônio Adami, José Eduardo Ribeiro de Paiva
| |
Artigos | |
Festival Grito Rock: produções colaborativas e disputas em rede | |
Rafael Lage Pereira
| |
Bossa Nova: de canção a trilha | |
Elisabete Alfeld, Carmen Lúcia José
| |
O valor na Escuta: um estudo a partir do álbum Whatever People Say I am that’s What I’m Not, do Arctic Monkeys | |
Jorge Cardoso Filho, Maria Eduarda Carvalho, Rafael Prates
| |
Convergência em Meio à Dicotomia: produção musical no pagode das décadas de 1980 e 1990 | |
Waldir de Amorim Pinto
| |
Arqueologia do Rádio | |
Ana Paula Machado Velho, Natália Beságio, Sônia Cristina Dias Vermelho
| |
O Rádio como Espaço Educativo na Região de Fronteira | |
Cleusa Albilia Almeida, Cristovão Domingos Almeida, Joel Felipe Guindani
|
Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
- Revista Sonora
- Conselho Editorial
- Equipe editorial
- Revista
- Volume 1
- Edição 01
- A Arte da Clonagem Sonora
- As Interfaces Sonoras
- Novas Tecnologias: recursos sonoros aplicados à web
- O boom dos produtos e serviços de entretenimento nos celulares e o impacto sobre a produção e distribuição da música neste contexto
- O registro sonoro do piano acústico: possibilidades e dificuldades
- O Som Surround e suas Formas de Uso
- Popularização da radiodifusão comunitária: no ar Rádio Nova Cidade!
- Edição 02
- (Des)Territorialização e Novos Hibridismos na Música Sertaneja
- A Sonoridade Específica do Clube da Esquina
- As Funções da Harmonia e da Melodia na Bossa Nova e no Jazz
- Intertextualidade Musical na Obra de Caetano Veloso
- Produtores, músicos e aficionados: o caso da gravadora independente Som da Gente
- Um Breve Histórico dos Suportes Sonoros Analógicos: surgimento, evolução e os principais elementos de impacto tecnológico
- Um Original de Música Popular e suas Atualizações: entre permanências e diferenças
- Edição 01
- Volume 2
- Edição 03
- A Bossa-Nova e Sua Influência na Evolução da Linguagem Sonora da Música Instrumental Brasileira
- A Música Caipira e o Advento do Disco
- A Tecnologia e a Expressão Artística do Guitarrista na Música Pop da Década de Oitenta
- Ferramentas para o Estudo de Orquestração: interface, autoração e arqueologias
- Resenha Sobre o Mecanismo Semiótico da Cultura e o Mecanismo Semiótico da Cultura
- Transformações na Indústria Fonográfica Brasileira nos anos 1970
- Edição 04
- Edição 03
- Volume 3
- Edição 05
- Análise da Representação do Espaço Sonoro em Gravações Monofônicas, Estereofônicas e Surround 5.1 do Segundo Concerto de Brandenburgo.
- Fatores Primários da Qualidade Tonal dos Instrumentos de Sopro
- Informação e Entretenimento em Rádio FM: Análise das Rotinas Produtivas do Programa Weekday Afternoon, da Rádio Life FM
- Isso é jornalismo, “uai”? Uma análise da informalidade no jornalismo do “Conversa de Redação”
- Magro de Aço: a história viva do rádio-jornalismo esportivo piauiense
- O Funk no Brasil: música desintermediada na cibercultura
- Walter Benjamin Remixado: a aura musical na era da cibercultura e da arte atual
- Edição 06
- Fatores Secundários da Qualidade Tonal dos Instrumentos de Sopro
- O Som Como Elemento da Experiência Urbana do Futebol
- Por que Repensar a Escuta a Partir da Muzak?
- Rádio, Extensionismo Técnico e Comunidades Rurais Interagindo em Ondas Sonoras Para o Desenvolvimento Sustentável
- Reavaliando o Ouvido Absoluto
- Recepção e Fruição de Conteúdo Audiovisual para Web
- Um Videoclipe Diferente: AMV (Anime Music Video), pós-modernidade e a cultura pop japonesa
- Edição 05
- Volume 4
- Edição 07
- A Canção Faroeste Caboclo como um Roteiro de Cinema já Pronto: uma análise através das teorias de Syd Field
- A Educação Musical como Lugar de Forjar Memórias e Esquecimentos
- A IdentIdAde Juvenil do Gaúcho Contemporâneo Presente na Música Tudo Certo
- Evolução da Acessibilidade aos Meios de Gravação e Produção Musical
- Música para Outro: relatos da experiência de produzir um documentário sobre identidades sexuais a partir das falas de um jovem DJ
- O Podcast como Promotor dos Multiletramentos na Sociedade Contemporânea
- Os Mutantes: hibridismo tecnológico na música popular brasileira dos anos 60/70
- Um Monge Medieval ou um Gênio Renascentista? Práticas e imagens de um desbravador do rádio na Amazônia
- Edição 08
- Apresentação
- Apresentação
- Arqueologia do Rádio
- Audiodocumentário sobre Osvaldo Moles
- Bossa Nova: de canção a trilha
- Centenário de Osvaldo Moles
- Convergência em Meio à Dicotomia: produção musical no pagode das décadas de 1980 e 1990
- Festival Grito Rock: produções colaborativas e disputas em rede
- O Rádio como Espaço Educativo na Região de Fronteira
- O valor na Escuta: um estudo a partir do álbum Whatever People Say I am that’s What I’m Not, do Arctic Monkeys
- Edição 07
- Volume 5
- Edição 09
- A Afetividade na Comunicação Radiofónica: do processo de produção de rádio à intimidade da relação locutor/ouvinte
- Ancestralidade Sampleada: individualidade e multidões em uma performance de Hip-Hop
- As Origens da Música Punk e o Surgimento de um Novo Estilo
- Copyrights, MP3 and the New Recording Industry in Brazil
- O Uso de Elementos Sonoros em Produtos de Entretenimento
- Perspectivas Sobre a Evolução da Radiodifusão no Brasil
- Edição 10
- A Música como Elemento de Homogeneidade entre Cinema e Rádio
- As Identificações Forjadas pelo Rock Alternativo
- Digitalização, Novos Ouvintes e as Mudanças na Audição Radiofônica
- Integra Live como Interface Visual do Pure Data para Síntese e Manipulação Sonora em Performances Musicais Eletroacústicas
- Os Sons de Cada Dia: processos de criação de paisagens sonoras em obras de Laurie Anderson, Hong-Kai Wang e Jane Winderen
- Quando a Música se Aproxima do Diálogo: a crítica social nas vozes do documentário Cidade Improvisada (2011)
- Rammstein: coração ardente e quebra de fronteiras
- Sensações, Afetos e Experiências na Webdiáspora
- Edição 09
- Volume 6
- Edição 11
- A Descrição Músico-Visual: uma proposta de metodologia de análise para a música de obras audiovisuais
- Áudio vírus e descolonização da memória: uma proposta de escuta para “A cidade é uma só?”
- Efeitos da Utilização da Música no Ambiente Hospitalar: revisão sistemática
- Empobrecimento estético e música popular: a hipermidiatização da música e a formação de um novo público-ouvinte
- Hibridações na canção Amigo Punk, da Graforréia Xilarmônica
- Nos bastidores do samba urbano: notas sobre origem, conflitos e apropriações
- Steve Reich e o loop como marca de um eterno retorno da diferença
- Texturas Sonoras
- Edição 12
- A Montagem e o Símbolo Imagista em Canções de Bob Dylan
- A Sonorização das Mídias Sociais Como Suporte Para o Ensino da Geração Millennials
- As Transformações do Mercado Musical e as Plataformas de Crowdfunding e Licenciamento Musical
- Belchior e Nietzsche: muito além do bigode
- Comunicação Comunitária: relatos da Vila Kennedy por meio do audiovisual
- Guerra dos Graves: da quebra de Xangô ao funk na baixada santista
- Políticas Públicas de Cultura: ferramentas de apoio ao músico profissional em Estados brasileiros
- Um Ouvido por um Olho
- Edição 11
- Volume 7
- Edição 13
- Considerações na Criação e Produção de Música Instrumental para Pessoas Surdas: um relato de experiência composicional
- Música como Auxílio Terapêutico para a Saúde Mental de Pessoas com Necessidades Especiais: a visão da equipe multidisciplinar
- O Brasil Feliz de Novo: uma análise retórica do jingle do PT
- O Impacto da Migração do AM para o FM na Rádio Imembuí de Santa Maria
- Rádio UFOP Educativa e a Problemática de sua Memória
- Rock and Roll: mazela da cultura ocidental ou vitória do pensamento?
- Treinamento Rítmico Aplicado à Estrutura Composicional da Música a Estranha Dança do Inseto Eletrônico para Banda Sinfônica
- Edição 13
- Volume 8
- Edição 14
- “Movimento dos Barcos”: arte engajada, tropicalismo e contracultura por José Carlos Capinan
- A Escuta Musical na era da Convergência e da Mobilidade
- Brasil, Angola, Moçambique. Construção de identidade através da música popular
- El reto de la crisis económica para las radios musicales
- Eu nasci pirata e vou morrer pirata: relatos de Francisco Noronha Moreira sobre suas experiências com as rádios livres sorocabanas Strick Som FM e Ocidental FM
- Ficção radiofônica e arte acústica: dimensões históricas
- Piletas – Intervenções Sonoras em Piscinas Abandonadas de Epecuén
- Pra não dizer que não falei de Ivete Sangalo: a programação musical da Unesp FM
- Edição 14
- Volume 1
Contato
Editor Chefe
Prof. Dr. Eduardo Paiva
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
E-mail: paiva@unicamp.br
Editores
Antônio Adami, Universidade Paulista (UNIP), Brasil
Daniela Carvalho Monteiro Ferreira, PUC Minas Uberlândia, Brasil