(Des)Territorialização e Novos Hibridismos na Música Sertaneja

José Roberto Zan

Resumo

A música caipira ou sertaneja foi um dos elementos fundamentais da complexa ritualística associada a práticas festivas e religiosas ligadas à cultura de pequenos sitiantes que ocuparam por muito tempo áreas de povoamento rarefeito do centro-sul do Brasil. Desde que foram incorporados ao mundo do disco, a partir do final dos anos 20 do século passado, os estilos musicais desse universo cultural sofreram modificações profundas do ponto de vista formal e adquiriram novos sentidos. Recentemente, novas gerações de músicos têm voltado suas atenções para essas manifestações musicais e produzido repertórios híbridos em que se mesclam elementos típicos da música caipira com aspectos diversos da cultura urbana e da música popular de massa. Com este trabalho pretende-se verificar até que ponto tais produções expressam a construção de novas identidades em que se articulam aspectos culturais locais, regionais e globais.

Texto completo:

Apontamentos

• Não há apontamentos.

Direitos autorais 2016 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/

Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)