Os Sons de Cada Dia: processos de criação de paisagens sonoras em obras de Laurie Anderson, Hong-Kai Wang e Jane Winderen

Liene Nunes Saddi, José Eduardo Ribeiro de Paiva

Resumo

O trabalho propõe uma discussão sobre os itinerários do som na arte contemporânea, a partir da análise de quatro obras em que o registro e manipulação do ambiente sonoro concreto e dos elementos acústicos cotidianos se colocam como procedimento expressivo principal: “Handphone Table” (1978) e “Nothing in my pockets” (2003), de Laurie Anderson; “Music While we Work” (2011) de Hong-Kai Wang, e “Ultra eld” (2013) de Jane Winderen. Ao investigarmos as abordagens destas artistas e seus respectivos modos de circulação, aproximamos seu potencial relacional artístico – com ênfase nos modos culturais de escuta na contemporaneidade – aos conceitos fenomenológicos que apontam a percepção sensorial como experiência e troca contínua entre as pessoas e o mundo.

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Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual 
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)