As Origens da Música Punk e o Surgimento de um Novo Estilo
- Home
- »
- Revista Sonora
- »
- Revista
- »
- Volume 5
- »
- Edição 09
- »
- As Origens da Música Punk e o Surgimento de um Novo Estilo
Resumo
Este artigo trata do surgimento da música Punk apoiada no rock, em particular da banda Sex Pistols, bem como, da chegada do punk no Brasil, em um contexto político especí co, e seu desenvolvimento musical. A metodologia envolveu revisão bibliográ ca e pesquisa documental. O resultado destaca que o novo estilo contestador do punk foi absorvido pela cultura contemporânea.
Texto completo:
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Creative Commons
URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
- Revista Sonora
- Conselho Editorial
- Equipe editorial
- Revista
- Volume 1
- Edição 01
- A Arte da Clonagem Sonora
- As Interfaces Sonoras
- Novas Tecnologias: recursos sonoros aplicados à web
- O boom dos produtos e serviços de entretenimento nos celulares e o impacto sobre a produção e distribuição da música neste contexto
- O registro sonoro do piano acústico: possibilidades e dificuldades
- O Som Surround e suas Formas de Uso
- Popularização da radiodifusão comunitária: no ar Rádio Nova Cidade!
- Edição 02
- (Des)Territorialização e Novos Hibridismos na Música Sertaneja
- A Sonoridade Específica do Clube da Esquina
- As Funções da Harmonia e da Melodia na Bossa Nova e no Jazz
- Intertextualidade Musical na Obra de Caetano Veloso
- Produtores, músicos e aficionados: o caso da gravadora independente Som da Gente
- Um Breve Histórico dos Suportes Sonoros Analógicos: surgimento, evolução e os principais elementos de impacto tecnológico
- Um Original de Música Popular e suas Atualizações: entre permanências e diferenças
- Edição 01
- Volume 2
- Edição 03
- A Bossa-Nova e Sua Influência na Evolução da Linguagem Sonora da Música Instrumental Brasileira
- A Música Caipira e o Advento do Disco
- A Tecnologia e a Expressão Artística do Guitarrista na Música Pop da Década de Oitenta
- Ferramentas para o Estudo de Orquestração: interface, autoração e arqueologias
- Resenha Sobre o Mecanismo Semiótico da Cultura e o Mecanismo Semiótico da Cultura
- Transformações na Indústria Fonográfica Brasileira nos anos 1970
- Edição 04
- Edição 03
- Volume 3
- Edição 05
- Análise da Representação do Espaço Sonoro em Gravações Monofônicas, Estereofônicas e Surround 5.1 do Segundo Concerto de Brandenburgo.
- Fatores Primários da Qualidade Tonal dos Instrumentos de Sopro
- Informação e Entretenimento em Rádio FM: Análise das Rotinas Produtivas do Programa Weekday Afternoon, da Rádio Life FM
- Isso é jornalismo, “uai”? Uma análise da informalidade no jornalismo do “Conversa de Redação”
- Magro de Aço: a história viva do rádio-jornalismo esportivo piauiense
- O Funk no Brasil: música desintermediada na cibercultura
- Walter Benjamin Remixado: a aura musical na era da cibercultura e da arte atual
- Edição 06
- Fatores Secundários da Qualidade Tonal dos Instrumentos de Sopro
- O Som Como Elemento da Experiência Urbana do Futebol
- Por que Repensar a Escuta a Partir da Muzak?
- Rádio, Extensionismo Técnico e Comunidades Rurais Interagindo em Ondas Sonoras Para o Desenvolvimento Sustentável
- Reavaliando o Ouvido Absoluto
- Recepção e Fruição de Conteúdo Audiovisual para Web
- Um Videoclipe Diferente: AMV (Anime Music Video), pós-modernidade e a cultura pop japonesa
- Edição 05
- Volume 4
- Edição 07
- A Canção Faroeste Caboclo como um Roteiro de Cinema já Pronto: uma análise através das teorias de Syd Field
- A Educação Musical como Lugar de Forjar Memórias e Esquecimentos
- A IdentIdAde Juvenil do Gaúcho Contemporâneo Presente na Música Tudo Certo
- Evolução da Acessibilidade aos Meios de Gravação e Produção Musical
- Música para Outro: relatos da experiência de produzir um documentário sobre identidades sexuais a partir das falas de um jovem DJ
- O Podcast como Promotor dos Multiletramentos na Sociedade Contemporânea
- Os Mutantes: hibridismo tecnológico na música popular brasileira dos anos 60/70
- Um Monge Medieval ou um Gênio Renascentista? Práticas e imagens de um desbravador do rádio na Amazônia
- Edição 08
- Apresentação
- Apresentação
- Arqueologia do Rádio
- Audiodocumentário sobre Osvaldo Moles
- Bossa Nova: de canção a trilha
- Centenário de Osvaldo Moles
- Convergência em Meio à Dicotomia: produção musical no pagode das décadas de 1980 e 1990
- Festival Grito Rock: produções colaborativas e disputas em rede
- O Rádio como Espaço Educativo na Região de Fronteira
- O valor na Escuta: um estudo a partir do álbum Whatever People Say I am that’s What I’m Not, do Arctic Monkeys
- Edição 07
- Volume 5
- Edição 09
- A Afetividade na Comunicação Radiofónica: do processo de produção de rádio à intimidade da relação locutor/ouvinte
- Ancestralidade Sampleada: individualidade e multidões em uma performance de Hip-Hop
- As Origens da Música Punk e o Surgimento de um Novo Estilo
- Copyrights, MP3 and the New Recording Industry in Brazil
- O Uso de Elementos Sonoros em Produtos de Entretenimento
- Perspectivas Sobre a Evolução da Radiodifusão no Brasil
- Edição 10
- A Música como Elemento de Homogeneidade entre Cinema e Rádio
- As Identificações Forjadas pelo Rock Alternativo
- Digitalização, Novos Ouvintes e as Mudanças na Audição Radiofônica
- Integra Live como Interface Visual do Pure Data para Síntese e Manipulação Sonora em Performances Musicais Eletroacústicas
- Os Sons de Cada Dia: processos de criação de paisagens sonoras em obras de Laurie Anderson, Hong-Kai Wang e Jane Winderen
- Quando a Música se Aproxima do Diálogo: a crítica social nas vozes do documentário Cidade Improvisada (2011)
- Rammstein: coração ardente e quebra de fronteiras
- Sensações, Afetos e Experiências na Webdiáspora
- Edição 09
- Volume 6
- Edição 11
- A Descrição Músico-Visual: uma proposta de metodologia de análise para a música de obras audiovisuais
- Áudio vírus e descolonização da memória: uma proposta de escuta para “A cidade é uma só?”
- Efeitos da Utilização da Música no Ambiente Hospitalar: revisão sistemática
- Empobrecimento estético e música popular: a hipermidiatização da música e a formação de um novo público-ouvinte
- Hibridações na canção Amigo Punk, da Graforréia Xilarmônica
- Nos bastidores do samba urbano: notas sobre origem, conflitos e apropriações
- Steve Reich e o loop como marca de um eterno retorno da diferença
- Texturas Sonoras
- Edição 12
- A Montagem e o Símbolo Imagista em Canções de Bob Dylan
- A Sonorização das Mídias Sociais Como Suporte Para o Ensino da Geração Millennials
- As Transformações do Mercado Musical e as Plataformas de Crowdfunding e Licenciamento Musical
- Belchior e Nietzsche: muito além do bigode
- Comunicação Comunitária: relatos da Vila Kennedy por meio do audiovisual
- Guerra dos Graves: da quebra de Xangô ao funk na baixada santista
- Políticas Públicas de Cultura: ferramentas de apoio ao músico profissional em Estados brasileiros
- Um Ouvido por um Olho
- Edição 11
- Volume 7
- Edição 13
- Considerações na Criação e Produção de Música Instrumental para Pessoas Surdas: um relato de experiência composicional
- Música como Auxílio Terapêutico para a Saúde Mental de Pessoas com Necessidades Especiais: a visão da equipe multidisciplinar
- O Brasil Feliz de Novo: uma análise retórica do jingle do PT
- O Impacto da Migração do AM para o FM na Rádio Imembuí de Santa Maria
- Rádio UFOP Educativa e a Problemática de sua Memória
- Rock and Roll: mazela da cultura ocidental ou vitória do pensamento?
- Treinamento Rítmico Aplicado à Estrutura Composicional da Música a Estranha Dança do Inseto Eletrônico para Banda Sinfônica
- Edição 13
- Volume 8
- Edição 14
- “Movimento dos Barcos”: arte engajada, tropicalismo e contracultura por José Carlos Capinan
- A Escuta Musical na era da Convergência e da Mobilidade
- Brasil, Angola, Moçambique. Construção de identidade através da música popular
- El reto de la crisis económica para las radios musicales
- Eu nasci pirata e vou morrer pirata: relatos de Francisco Noronha Moreira sobre suas experiências com as rádios livres sorocabanas Strick Som FM e Ocidental FM
- Ficção radiofônica e arte acústica: dimensões históricas
- Piletas – Intervenções Sonoras em Piscinas Abandonadas de Epecuén
- Pra não dizer que não falei de Ivete Sangalo: a programação musical da Unesp FM
- Edição 14
- Volume 1
Editor Chefe
Prof. Dr. Eduardo Paiva
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
E-mail: paiva@unicamp.br
Editores