• O Instituto
    • Administração
    • Como Chegar
    • Congregação
    • Departamentos
    • Diretoria
    • Docentes
    • Funcionários
    • Medidas COVID-19 IA
    • IA 50 Anos
  • Graduação
    • Cursos
      • Artes Cênicas
      • Artes visuais
      • Comunicação Social – Midialogia
      • Dança
      • Música
    • Formas de ingresso
    • Área do Aluno
    • Perguntas frequentes
  • Pós-graduação
    • Pós-graduação em Artes da Cena
    • Pós-graduação em Artes Visuais
    • Pós-graduação em Multimeios
    • Pós-graduação em Música
    • Pós-Doutorado
  • Pesquisa
    • Comissão de Pesquisa
    • A Pesquisa no IA
    • Programas
    • Comitê de ética
    • Apoio ao Pesquisador
  • Extensão
    • Ações de Extensão
    • IA e Comunidade
    • Comissão de Extensão
    • Agenda Cultural
    • Prêmio PROEC
    • Convênios e Contratos
  • Biblioteca
  • GAIA
Intranet
  • Revista Sonora
    • Conselho Editorial
    • Equipe editorial
    • Revista
      • Volume 1
        • Edição 01
          • A Arte da Clonagem Sonora
          • As Interfaces Sonoras
          • Novas Tecnologias: recursos sonoros aplicados à web
          • O boom dos produtos e serviços de entretenimento nos celulares e o impacto sobre a produção e distribuição da música neste contexto
          • O registro sonoro do piano acústico: possibilidades e dificuldades
          • O Som Surround e suas Formas de Uso
          • Popularização da radiodifusão comunitária: no ar Rádio Nova Cidade!
        • Edição 02
          • (Des)Territorialização e Novos Hibridismos na Música Sertaneja
          • A Sonoridade Específica do Clube da Esquina
          • As Funções da Harmonia e da Melodia na Bossa Nova e no Jazz
          • Intertextualidade Musical na Obra de Caetano Veloso
          • Produtores, músicos e aficionados: o caso da gravadora independente Som da Gente
          • Um Breve Histórico dos Suportes Sonoros Analógicos: surgimento, evolução e os principais elementos de impacto tecnológico
          • Um Original de Música Popular e suas Atualizações: entre permanências e diferenças
      • Volume 2
        • Edição 03
          • A Bossa-Nova e Sua Influência na Evolução da Linguagem Sonora da Música Instrumental Brasileira
          • A Música Caipira e o Advento do Disco
          • A Tecnologia e a Expressão Artística do Guitarrista na Música Pop da Década de Oitenta
          • Ferramentas para o Estudo de Orquestração: interface, autoração e arqueologias
          • Resenha Sobre o Mecanismo Semiótico da Cultura e o Mecanismo Semiótico da Cultura
          • Transformações na Indústria Fonográfica Brasileira nos anos 1970
        • Edição 04
          • Digitalização e conservação de suportes de som
          • Nova Formatação do Correspondente Ipiranga da Rádio Gaúcha
          • Princípios de Técnica e História do Temperamento Musical
          • Rádio-jornalismo Esportivo no Piauí: do surgimento ao auge
          • Website Aural: aplicações sonoras com CSS 2
      • Volume 3
        • Edição 05
          • Análise da Representação do Espaço Sonoro em Gravações Monofônicas, Estereofônicas e Surround 5.1 do Segundo Concerto de Brandenburgo.
          • Fatores Primários da Qualidade Tonal dos Instrumentos de Sopro
          • Informação e Entretenimento em Rádio FM: Análise das Rotinas Produtivas do Programa Weekday Afternoon, da Rádio Life FM
          • Isso é jornalismo, “uai”? Uma análise da informalidade no jornalismo do “Conversa de Redação”
          • Magro de Aço: a história viva do rádio-jornalismo esportivo piauiense
          • O Funk no Brasil: música desintermediada na cibercultura
          • Walter Benjamin Remixado: a aura musical na era da cibercultura e da arte atual
        • Edição 06
          • Fatores Secundários da Qualidade Tonal dos Instrumentos de Sopro
          • O Som Como Elemento da Experiência Urbana do Futebol
          • Por que Repensar a Escuta a Partir da Muzak?
          • Rádio, Extensionismo Técnico e Comunidades Rurais Interagindo em Ondas Sonoras Para o Desenvolvimento Sustentável
          • Reavaliando o Ouvido Absoluto
          • Recepção e Fruição de Conteúdo Audiovisual para Web
          • Um Videoclipe Diferente: AMV (Anime Music Video), pós-modernidade e a cultura pop japonesa
      • Volume 4
        • Edição 07
          • A Canção Faroeste Caboclo como um Roteiro de Cinema já Pronto: uma análise através das teorias de Syd Field
          • A Educação Musical como Lugar de Forjar Memórias e Esquecimentos
          • A IdentIdAde Juvenil do Gaúcho Contemporâneo Presente na Música Tudo Certo
          • Evolução da Acessibilidade aos Meios de Gravação e Produção Musical
          • Música para Outro: relatos da experiência de produzir um documentário sobre identidades sexuais a partir das falas de um jovem DJ
          • O Podcast como Promotor dos Multiletramentos na Sociedade Contemporânea
          • Os Mutantes: hibridismo tecnológico na música popular brasileira dos anos 60/70
          • Um Monge Medieval ou um Gênio Renascentista? Práticas e imagens de um desbravador do rádio na Amazônia
        • Edição 08
          • Apresentação
          • Apresentação
          • Arqueologia do Rádio
          • Audiodocumentário sobre Osvaldo Moles
          • Bossa Nova: de canção a trilha
          • Centenário de Osvaldo Moles
          • Convergência em Meio à Dicotomia: produção musical no pagode das décadas de 1980 e 1990
          • Festival Grito Rock: produções colaborativas e disputas em rede
          • O Rádio como Espaço Educativo na Região de Fronteira
          • O valor na Escuta: um estudo a partir do álbum Whatever People Say I am that’s What I’m Not, do Arctic Monkeys
      • Volume 5
        • Edição 09
          • A Afetividade na Comunicação Radiofónica: do processo de produção de rádio à intimidade da relação locutor/ouvinte
          • Ancestralidade Sampleada: individualidade e multidões em uma performance de Hip-Hop
          • As Origens da Música Punk e o Surgimento de um Novo Estilo
          • Copyrights, MP3 and the New Recording Industry in Brazil
          • O Uso de Elementos Sonoros em Produtos de Entretenimento
          • Perspectivas Sobre a Evolução da Radiodifusão no Brasil
        • Edição 10
          • A Música como Elemento de Homogeneidade entre Cinema e Rádio
          • As Identificações Forjadas pelo Rock Alternativo
          • Digitalização, Novos Ouvintes e as Mudanças na Audição Radiofônica
          • Integra Live como Interface Visual do Pure Data para Síntese e Manipulação Sonora em Performances Musicais Eletroacústicas
          • Os Sons de Cada Dia: processos de criação de paisagens sonoras em obras de Laurie Anderson, Hong-Kai Wang e Jane Winderen
          • Quando a Música se Aproxima do Diálogo: a crítica social nas vozes do documentário Cidade Improvisada (2011)
          • Rammstein: coração ardente e quebra de fronteiras
          • Sensações, Afetos e Experiências na Webdiáspora
      • Volume 6
        • Edição 11
          • A Descrição Músico-Visual: uma proposta de metodologia de análise para a música de obras audiovisuais
          • Áudio vírus e descolonização da memória: uma proposta de escuta para “A cidade é uma só?”
          • Efeitos da Utilização da Música no Ambiente Hospitalar: revisão sistemática
          • Empobrecimento estético e música popular: a hipermidiatização da música e a formação de um novo público-ouvinte
          • Hibridações na canção Amigo Punk, da Graforréia Xilarmônica
          • Nos bastidores do samba urbano: notas sobre origem, conflitos e apropriações
          • Steve Reich e o loop como marca de um eterno retorno da diferença
          • Texturas Sonoras
        • Edição 12
          • A Montagem e o Símbolo Imagista em Canções de Bob Dylan
          • A Sonorização das Mídias Sociais Como Suporte Para o Ensino da Geração Millennials
          • As Transformações do Mercado Musical e as Plataformas de Crowdfunding e Licenciamento Musical
          • Belchior e Nietzsche: muito além do bigode
          • Comunicação Comunitária: relatos da Vila Kennedy por meio do audiovisual
          • Guerra dos Graves: da quebra de Xangô ao funk na baixada santista
          • Políticas Públicas de Cultura: ferramentas de apoio ao músico profissional em Estados brasileiros
          • Um Ouvido por um Olho
      • Volume 7
        • Edição 13
          • Considerações na Criação e Produção de Música Instrumental para Pessoas Surdas: um relato de experiência composicional
          • Música como Auxílio Terapêutico para a Saúde Mental de Pessoas com Necessidades Especiais: a visão da equipe multidisciplinar
          • O Brasil Feliz de Novo: uma análise retórica do jingle do PT
          • O Impacto da Migração do AM para o FM na Rádio Imembuí de Santa Maria
          • Rádio UFOP Educativa e a Problemática de sua Memória
          • Rock and Roll: mazela da cultura ocidental ou vitória do pensamento?
          • Treinamento Rítmico Aplicado à Estrutura Composicional da Música a Estranha Dança do Inseto Eletrônico para Banda Sinfônica
      • Volume 8
        • Edição 14
          • “Movimento dos Barcos”: arte engajada, tropicalismo e contracultura por José Carlos Capinan
          • A Escuta Musical na era da Convergência e da Mobilidade
          • Brasil, Angola, Moçambique. Construção de identidade através da música popular
          • El reto de la crisis económica para las radios musicales
          • Eu nasci pirata e vou morrer pirata: relatos de Francisco Noronha Moreira sobre suas experiências com as rádios livres sorocabanas Strick Som FM e Ocidental FM
          • Ficção radiofônica e arte acústica: dimensões históricas
          • Piletas – Intervenções Sonoras em Piscinas Abandonadas de Epecuén
          • Pra não dizer que não falei de Ivete Sangalo: a programação musical da Unesp FM
  • O Instituto
    • Administração
    • Como Chegar
    • Congregação
    • Departamentos
    • Diretoria
    • Docentes
    • Funcionários
    • Medidas COVID-19 IA
    • IA 50 Anos
  • Graduação
    • Cursos
      • Artes Cênicas
      • Artes visuais
      • Comunicação Social – Midialogia
      • Dança
      • Música
    • Formas de ingresso
    • Área do Aluno
    • Perguntas frequentes
  • Pós-graduação
    • Pós-graduação em Artes da Cena
    • Pós-graduação em Artes Visuais
    • Pós-graduação em Multimeios
    • Pós-graduação em Música
    • Pós-Doutorado
  • Pesquisa
    • Comissão de Pesquisa
    • A Pesquisa no IA
    • Programas
    • Comitê de ética
    • Apoio ao Pesquisador
  • Extensão
    • Ações de Extensão
    • IA e Comunidade
    • Comissão de Extensão
    • Agenda Cultural
    • Prêmio PROEC
    • Convênios e Contratos
  • Biblioteca
  • GAIA
Intranet
  • Revista Sonora
    • Conselho Editorial
    • Equipe editorial
    • Revista
      • Volume 1
        • Edição 01
          • A Arte da Clonagem Sonora
          • As Interfaces Sonoras
          • Novas Tecnologias: recursos sonoros aplicados à web
          • O boom dos produtos e serviços de entretenimento nos celulares e o impacto sobre a produção e distribuição da música neste contexto
          • O registro sonoro do piano acústico: possibilidades e dificuldades
          • O Som Surround e suas Formas de Uso
          • Popularização da radiodifusão comunitária: no ar Rádio Nova Cidade!
        • Edição 02
          • (Des)Territorialização e Novos Hibridismos na Música Sertaneja
          • A Sonoridade Específica do Clube da Esquina
          • As Funções da Harmonia e da Melodia na Bossa Nova e no Jazz
          • Intertextualidade Musical na Obra de Caetano Veloso
          • Produtores, músicos e aficionados: o caso da gravadora independente Som da Gente
          • Um Breve Histórico dos Suportes Sonoros Analógicos: surgimento, evolução e os principais elementos de impacto tecnológico
          • Um Original de Música Popular e suas Atualizações: entre permanências e diferenças
      • Volume 2
        • Edição 03
          • A Bossa-Nova e Sua Influência na Evolução da Linguagem Sonora da Música Instrumental Brasileira
          • A Música Caipira e o Advento do Disco
          • A Tecnologia e a Expressão Artística do Guitarrista na Música Pop da Década de Oitenta
          • Ferramentas para o Estudo de Orquestração: interface, autoração e arqueologias
          • Resenha Sobre o Mecanismo Semiótico da Cultura e o Mecanismo Semiótico da Cultura
          • Transformações na Indústria Fonográfica Brasileira nos anos 1970
        • Edição 04
          • Digitalização e conservação de suportes de som
          • Nova Formatação do Correspondente Ipiranga da Rádio Gaúcha
          • Princípios de Técnica e História do Temperamento Musical
          • Rádio-jornalismo Esportivo no Piauí: do surgimento ao auge
          • Website Aural: aplicações sonoras com CSS 2
      • Volume 3
        • Edição 05
          • Análise da Representação do Espaço Sonoro em Gravações Monofônicas, Estereofônicas e Surround 5.1 do Segundo Concerto de Brandenburgo.
          • Fatores Primários da Qualidade Tonal dos Instrumentos de Sopro
          • Informação e Entretenimento em Rádio FM: Análise das Rotinas Produtivas do Programa Weekday Afternoon, da Rádio Life FM
          • Isso é jornalismo, “uai”? Uma análise da informalidade no jornalismo do “Conversa de Redação”
          • Magro de Aço: a história viva do rádio-jornalismo esportivo piauiense
          • O Funk no Brasil: música desintermediada na cibercultura
          • Walter Benjamin Remixado: a aura musical na era da cibercultura e da arte atual
        • Edição 06
          • Fatores Secundários da Qualidade Tonal dos Instrumentos de Sopro
          • O Som Como Elemento da Experiência Urbana do Futebol
          • Por que Repensar a Escuta a Partir da Muzak?
          • Rádio, Extensionismo Técnico e Comunidades Rurais Interagindo em Ondas Sonoras Para o Desenvolvimento Sustentável
          • Reavaliando o Ouvido Absoluto
          • Recepção e Fruição de Conteúdo Audiovisual para Web
          • Um Videoclipe Diferente: AMV (Anime Music Video), pós-modernidade e a cultura pop japonesa
      • Volume 4
        • Edição 07
          • A Canção Faroeste Caboclo como um Roteiro de Cinema já Pronto: uma análise através das teorias de Syd Field
          • A Educação Musical como Lugar de Forjar Memórias e Esquecimentos
          • A IdentIdAde Juvenil do Gaúcho Contemporâneo Presente na Música Tudo Certo
          • Evolução da Acessibilidade aos Meios de Gravação e Produção Musical
          • Música para Outro: relatos da experiência de produzir um documentário sobre identidades sexuais a partir das falas de um jovem DJ
          • O Podcast como Promotor dos Multiletramentos na Sociedade Contemporânea
          • Os Mutantes: hibridismo tecnológico na música popular brasileira dos anos 60/70
          • Um Monge Medieval ou um Gênio Renascentista? Práticas e imagens de um desbravador do rádio na Amazônia
        • Edição 08
          • Apresentação
          • Apresentação
          • Arqueologia do Rádio
          • Audiodocumentário sobre Osvaldo Moles
          • Bossa Nova: de canção a trilha
          • Centenário de Osvaldo Moles
          • Convergência em Meio à Dicotomia: produção musical no pagode das décadas de 1980 e 1990
          • Festival Grito Rock: produções colaborativas e disputas em rede
          • O Rádio como Espaço Educativo na Região de Fronteira
          • O valor na Escuta: um estudo a partir do álbum Whatever People Say I am that’s What I’m Not, do Arctic Monkeys
      • Volume 5
        • Edição 09
          • A Afetividade na Comunicação Radiofónica: do processo de produção de rádio à intimidade da relação locutor/ouvinte
          • Ancestralidade Sampleada: individualidade e multidões em uma performance de Hip-Hop
          • As Origens da Música Punk e o Surgimento de um Novo Estilo
          • Copyrights, MP3 and the New Recording Industry in Brazil
          • O Uso de Elementos Sonoros em Produtos de Entretenimento
          • Perspectivas Sobre a Evolução da Radiodifusão no Brasil
        • Edição 10
          • A Música como Elemento de Homogeneidade entre Cinema e Rádio
          • As Identificações Forjadas pelo Rock Alternativo
          • Digitalização, Novos Ouvintes e as Mudanças na Audição Radiofônica
          • Integra Live como Interface Visual do Pure Data para Síntese e Manipulação Sonora em Performances Musicais Eletroacústicas
          • Os Sons de Cada Dia: processos de criação de paisagens sonoras em obras de Laurie Anderson, Hong-Kai Wang e Jane Winderen
          • Quando a Música se Aproxima do Diálogo: a crítica social nas vozes do documentário Cidade Improvisada (2011)
          • Rammstein: coração ardente e quebra de fronteiras
          • Sensações, Afetos e Experiências na Webdiáspora
      • Volume 6
        • Edição 11
          • A Descrição Músico-Visual: uma proposta de metodologia de análise para a música de obras audiovisuais
          • Áudio vírus e descolonização da memória: uma proposta de escuta para “A cidade é uma só?”
          • Efeitos da Utilização da Música no Ambiente Hospitalar: revisão sistemática
          • Empobrecimento estético e música popular: a hipermidiatização da música e a formação de um novo público-ouvinte
          • Hibridações na canção Amigo Punk, da Graforréia Xilarmônica
          • Nos bastidores do samba urbano: notas sobre origem, conflitos e apropriações
          • Steve Reich e o loop como marca de um eterno retorno da diferença
          • Texturas Sonoras
        • Edição 12
          • A Montagem e o Símbolo Imagista em Canções de Bob Dylan
          • A Sonorização das Mídias Sociais Como Suporte Para o Ensino da Geração Millennials
          • As Transformações do Mercado Musical e as Plataformas de Crowdfunding e Licenciamento Musical
          • Belchior e Nietzsche: muito além do bigode
          • Comunicação Comunitária: relatos da Vila Kennedy por meio do audiovisual
          • Guerra dos Graves: da quebra de Xangô ao funk na baixada santista
          • Políticas Públicas de Cultura: ferramentas de apoio ao músico profissional em Estados brasileiros
          • Um Ouvido por um Olho
      • Volume 7
        • Edição 13
          • Considerações na Criação e Produção de Música Instrumental para Pessoas Surdas: um relato de experiência composicional
          • Música como Auxílio Terapêutico para a Saúde Mental de Pessoas com Necessidades Especiais: a visão da equipe multidisciplinar
          • O Brasil Feliz de Novo: uma análise retórica do jingle do PT
          • O Impacto da Migração do AM para o FM na Rádio Imembuí de Santa Maria
          • Rádio UFOP Educativa e a Problemática de sua Memória
          • Rock and Roll: mazela da cultura ocidental ou vitória do pensamento?
          • Treinamento Rítmico Aplicado à Estrutura Composicional da Música a Estranha Dança do Inseto Eletrônico para Banda Sinfônica
      • Volume 8
        • Edição 14
          • “Movimento dos Barcos”: arte engajada, tropicalismo e contracultura por José Carlos Capinan
          • A Escuta Musical na era da Convergência e da Mobilidade
          • Brasil, Angola, Moçambique. Construção de identidade através da música popular
          • El reto de la crisis económica para las radios musicales
          • Eu nasci pirata e vou morrer pirata: relatos de Francisco Noronha Moreira sobre suas experiências com as rádios livres sorocabanas Strick Som FM e Ocidental FM
          • Ficção radiofônica e arte acústica: dimensões históricas
          • Piletas – Intervenções Sonoras em Piscinas Abandonadas de Epecuén
          • Pra não dizer que não falei de Ivete Sangalo: a programação musical da Unesp FM

Edição 11

  • Home
  • »
  • Revista Sonora
  • »
  • Revista
  • »
  • Volume 6
  • »
  • Edição 11

Publicado em 2016.

 

Sumário

 
 

Artigos

 
Texturas SonorasPDF

Geraldo Eanes Soares de Castro

 

 
Efeitos da Utilização da Música no Ambiente Hospitalar: revisão sistemáticaPDF

Louise Ferreira Campos, Maria Vilela Nakasu

 

 
A Descrição Músico-Visual: uma proposta de metodologia de análise para a música de obras audiovisuaisPDF

Marcio Pizzi Oliveira

 

 
Empobrecimento estético e música popular: a hipermidiatização da música e a formação de um novo público-ouvintePDF

Kleber Mazziero de Souza

 

 
Áudio vírus e descolonização da memória: uma proposta de escuta para “A cidade é uma só?”PDF

Guilherme Martins

 

 
Nos bastidores do samba urbano: notas sobre origem, conflitos e apropriaçõesPDF

Guilherme Carréra Campos Leal

 

 
Steve Reich e o loop como marca de um eterno retorno da diferençaPDF

Fabio Mourilhe

 

 
Hibridações na canção Amigo Punk, da Graforréia XilarmônicaPDF

Felipe Estivalet

 

 

Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual 
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

  • Revista Sonora
    • Conselho Editorial
    • Equipe editorial
    • Revista
      • Volume 1
        • Edição 01
          • A Arte da Clonagem Sonora
          • As Interfaces Sonoras
          • Novas Tecnologias: recursos sonoros aplicados à web
          • O boom dos produtos e serviços de entretenimento nos celulares e o impacto sobre a produção e distribuição da música neste contexto
          • O registro sonoro do piano acústico: possibilidades e dificuldades
          • O Som Surround e suas Formas de Uso
          • Popularização da radiodifusão comunitária: no ar Rádio Nova Cidade!
        • Edição 02
          • (Des)Territorialização e Novos Hibridismos na Música Sertaneja
          • A Sonoridade Específica do Clube da Esquina
          • As Funções da Harmonia e da Melodia na Bossa Nova e no Jazz
          • Intertextualidade Musical na Obra de Caetano Veloso
          • Produtores, músicos e aficionados: o caso da gravadora independente Som da Gente
          • Um Breve Histórico dos Suportes Sonoros Analógicos: surgimento, evolução e os principais elementos de impacto tecnológico
          • Um Original de Música Popular e suas Atualizações: entre permanências e diferenças
      • Volume 2
        • Edição 03
          • A Bossa-Nova e Sua Influência na Evolução da Linguagem Sonora da Música Instrumental Brasileira
          • A Música Caipira e o Advento do Disco
          • A Tecnologia e a Expressão Artística do Guitarrista na Música Pop da Década de Oitenta
          • Ferramentas para o Estudo de Orquestração: interface, autoração e arqueologias
          • Resenha Sobre o Mecanismo Semiótico da Cultura e o Mecanismo Semiótico da Cultura
          • Transformações na Indústria Fonográfica Brasileira nos anos 1970
        • Edição 04
          • Digitalização e conservação de suportes de som
          • Nova Formatação do Correspondente Ipiranga da Rádio Gaúcha
          • Princípios de Técnica e História do Temperamento Musical
          • Rádio-jornalismo Esportivo no Piauí: do surgimento ao auge
          • Website Aural: aplicações sonoras com CSS 2
      • Volume 3
        • Edição 05
          • Análise da Representação do Espaço Sonoro em Gravações Monofônicas, Estereofônicas e Surround 5.1 do Segundo Concerto de Brandenburgo.
          • Fatores Primários da Qualidade Tonal dos Instrumentos de Sopro
          • Informação e Entretenimento em Rádio FM: Análise das Rotinas Produtivas do Programa Weekday Afternoon, da Rádio Life FM
          • Isso é jornalismo, “uai”? Uma análise da informalidade no jornalismo do “Conversa de Redação”
          • Magro de Aço: a história viva do rádio-jornalismo esportivo piauiense
          • O Funk no Brasil: música desintermediada na cibercultura
          • Walter Benjamin Remixado: a aura musical na era da cibercultura e da arte atual
        • Edição 06
          • Fatores Secundários da Qualidade Tonal dos Instrumentos de Sopro
          • O Som Como Elemento da Experiência Urbana do Futebol
          • Por que Repensar a Escuta a Partir da Muzak?
          • Rádio, Extensionismo Técnico e Comunidades Rurais Interagindo em Ondas Sonoras Para o Desenvolvimento Sustentável
          • Reavaliando o Ouvido Absoluto
          • Recepção e Fruição de Conteúdo Audiovisual para Web
          • Um Videoclipe Diferente: AMV (Anime Music Video), pós-modernidade e a cultura pop japonesa
      • Volume 4
        • Edição 07
          • A Canção Faroeste Caboclo como um Roteiro de Cinema já Pronto: uma análise através das teorias de Syd Field
          • A Educação Musical como Lugar de Forjar Memórias e Esquecimentos
          • A IdentIdAde Juvenil do Gaúcho Contemporâneo Presente na Música Tudo Certo
          • Evolução da Acessibilidade aos Meios de Gravação e Produção Musical
          • Música para Outro: relatos da experiência de produzir um documentário sobre identidades sexuais a partir das falas de um jovem DJ
          • O Podcast como Promotor dos Multiletramentos na Sociedade Contemporânea
          • Os Mutantes: hibridismo tecnológico na música popular brasileira dos anos 60/70
          • Um Monge Medieval ou um Gênio Renascentista? Práticas e imagens de um desbravador do rádio na Amazônia
        • Edição 08
          • Apresentação
          • Apresentação
          • Arqueologia do Rádio
          • Audiodocumentário sobre Osvaldo Moles
          • Bossa Nova: de canção a trilha
          • Centenário de Osvaldo Moles
          • Convergência em Meio à Dicotomia: produção musical no pagode das décadas de 1980 e 1990
          • Festival Grito Rock: produções colaborativas e disputas em rede
          • O Rádio como Espaço Educativo na Região de Fronteira
          • O valor na Escuta: um estudo a partir do álbum Whatever People Say I am that’s What I’m Not, do Arctic Monkeys
      • Volume 5
        • Edição 09
          • A Afetividade na Comunicação Radiofónica: do processo de produção de rádio à intimidade da relação locutor/ouvinte
          • Ancestralidade Sampleada: individualidade e multidões em uma performance de Hip-Hop
          • As Origens da Música Punk e o Surgimento de um Novo Estilo
          • Copyrights, MP3 and the New Recording Industry in Brazil
          • O Uso de Elementos Sonoros em Produtos de Entretenimento
          • Perspectivas Sobre a Evolução da Radiodifusão no Brasil
        • Edição 10
          • A Música como Elemento de Homogeneidade entre Cinema e Rádio
          • As Identificações Forjadas pelo Rock Alternativo
          • Digitalização, Novos Ouvintes e as Mudanças na Audição Radiofônica
          • Integra Live como Interface Visual do Pure Data para Síntese e Manipulação Sonora em Performances Musicais Eletroacústicas
          • Os Sons de Cada Dia: processos de criação de paisagens sonoras em obras de Laurie Anderson, Hong-Kai Wang e Jane Winderen
          • Quando a Música se Aproxima do Diálogo: a crítica social nas vozes do documentário Cidade Improvisada (2011)
          • Rammstein: coração ardente e quebra de fronteiras
          • Sensações, Afetos e Experiências na Webdiáspora
      • Volume 6
        • Edição 11
          • A Descrição Músico-Visual: uma proposta de metodologia de análise para a música de obras audiovisuais
          • Áudio vírus e descolonização da memória: uma proposta de escuta para “A cidade é uma só?”
          • Efeitos da Utilização da Música no Ambiente Hospitalar: revisão sistemática
          • Empobrecimento estético e música popular: a hipermidiatização da música e a formação de um novo público-ouvinte
          • Hibridações na canção Amigo Punk, da Graforréia Xilarmônica
          • Nos bastidores do samba urbano: notas sobre origem, conflitos e apropriações
          • Steve Reich e o loop como marca de um eterno retorno da diferença
          • Texturas Sonoras
        • Edição 12
          • A Montagem e o Símbolo Imagista em Canções de Bob Dylan
          • A Sonorização das Mídias Sociais Como Suporte Para o Ensino da Geração Millennials
          • As Transformações do Mercado Musical e as Plataformas de Crowdfunding e Licenciamento Musical
          • Belchior e Nietzsche: muito além do bigode
          • Comunicação Comunitária: relatos da Vila Kennedy por meio do audiovisual
          • Guerra dos Graves: da quebra de Xangô ao funk na baixada santista
          • Políticas Públicas de Cultura: ferramentas de apoio ao músico profissional em Estados brasileiros
          • Um Ouvido por um Olho
      • Volume 7
        • Edição 13
          • Considerações na Criação e Produção de Música Instrumental para Pessoas Surdas: um relato de experiência composicional
          • Música como Auxílio Terapêutico para a Saúde Mental de Pessoas com Necessidades Especiais: a visão da equipe multidisciplinar
          • O Brasil Feliz de Novo: uma análise retórica do jingle do PT
          • O Impacto da Migração do AM para o FM na Rádio Imembuí de Santa Maria
          • Rádio UFOP Educativa e a Problemática de sua Memória
          • Rock and Roll: mazela da cultura ocidental ou vitória do pensamento?
          • Treinamento Rítmico Aplicado à Estrutura Composicional da Música a Estranha Dança do Inseto Eletrônico para Banda Sinfônica
      • Volume 8
        • Edição 14
          • “Movimento dos Barcos”: arte engajada, tropicalismo e contracultura por José Carlos Capinan
          • A Escuta Musical na era da Convergência e da Mobilidade
          • Brasil, Angola, Moçambique. Construção de identidade através da música popular
          • El reto de la crisis económica para las radios musicales
          • Eu nasci pirata e vou morrer pirata: relatos de Francisco Noronha Moreira sobre suas experiências com as rádios livres sorocabanas Strick Som FM e Ocidental FM
          • Ficção radiofônica e arte acústica: dimensões históricas
          • Piletas – Intervenções Sonoras em Piscinas Abandonadas de Epecuén
          • Pra não dizer que não falei de Ivete Sangalo: a programação musical da Unesp FM
Contato

Editor Chefe

Prof. Dr. Eduardo Paiva
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
E-mail: paiva@unicamp.br

Editores

Antônio Adami, Universidade Paulista (UNIP), Brasil
Daniela Carvalho Monteiro Ferreira, PUC Minas Uberlândia, Brasil
O Instituto
  • Administração
  • Como Chegar
  • Defesas
  • Diretoria
  • Docentes do IA
  • Funcionários
  • História
Departamentos
  • Departamento de Artes Cênicas
  • Departamento de Artes Corporais
  • Departamento de Artes Visuais
  • Departamento de Música
  • Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação
Administração
  • Coordenadoria Administrativa
  • Finanças e Compras
  • Gestão de Pessoas
  • Infraestrutura
  • CATD | Coordenadoria de Apoio Técnico e Didático
  • Seção de Apoio aos Departamentos
  • PROVCOM | Seção de Programação Visual e Comunicação
  • SALab | Seção de Apoio aos Laboratórios
  • SAP | Seção de Apoio à Produção
  • Diretoria Técnica de Informática
Serviços
  • Divulgue no IA
  • Docentes do IA
  • Espaço de Acolhimento do IA
  • Funcionários do IA
  • Intranet
  • Reserva de espaços
  • Sala de imprensa
  • Webmail
Graduação
  • Cursos
  • Formas de ingresso
  • Área do Aluno
  • Perguntas frequentes
Pós-graduação
  • Pós-graduação em Artes da Cena
  • Pós-graduação em Artes Visuais
  • Pós-graduação em Multimeios
  • Pós-graduação em Música
Pesquisa
  • Comissão de Pesquisa
  • A Pesquisa no IA
  • Programas
  • Comitê de ética
  • Apoio ao Pesquisador
  • Convênios
  • Solicitação de ISBN e ISSN
Biblioteca
  • Repositório Institucional
  • Buscas
  • Regulamentos
  • Serviços Disponíveis
GAIA
  • A Galeria
  • GAIA Virtual
Extensão
  • Ações de Extensão
  • Projetos de Extensão
  • Ações de Extensão
  • Comissão de Extensão
logo logo
Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas
Rua Elis Regina, 50. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" | Barão Geraldo, Campinas - SP | CEP: 13083-854
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência ao usuário. Ao continuar você está de acordo com nossas políticas.Ok